Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Magnussen aproveita chuva, choca o mundo e faz a pole no GP de São Paulo

Magnussen aproveita chuva, choca o mundo e faz a pole no GP de São Paulo
Magnussen aproveita chuva, choca o mundo e faz a pole no GP de São PauloProfimedia
O dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, surpreendeu o mundo da Fórmula 1 ao conquistar a primeira pole position da carreira nesta sexta-feira (11), em treino classificatório marcado pela chuva em Interlagos. A classificação, que vale para a corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo, deu também a primeira pole para a equipe Haas. O top 3 foi completado por Max Verstappen, da Red Bull, e George Russell, da Mercedes.

O treino classificatório para a corrida sprint deste sábado (12) foi condicionado pela pista. Desde o fim do primeiro treino livre, uma típica garoa paulistana ia e voltava do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, na zona sul da capital paulista. A pista, úmida durante todo o tempo, gerou uma grande indefinição das equipes de qual composto de pneu deveria ser utilizado: o intermediário ou o macio.

Na primeira parte da classificação, todos os pilotos deixaram a última tentativa de volta rápida para os últimos segundos dos 15 minutos de Q1. Max Verstappen, Charles Leclerc, Sergio Pérez e Lewis Hamilton chegaram a estar em risco de cair e largar abaixo da 15ª posição. Ao fim, Nicholas Latifi, Guanyu Zhou, Valteri Bottas, Yuki Tsunoda e Mick Schumacher vão largar no fundo do grid.

O Q2 foi a parte mais previsível de todo o treino, com os favoritos à pole avançando com certa tranquilidade. Alexander Albon, Pierre Gasly, Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Lance Stroll ficaram pelo caminho antes da definição dos primeiros lugares.

A terceira parte do treino reservou a grande surpresa do fim de semana e, provavelmente, da temporada. Com a pista ainda seca, os pilotos, exceto Charles Leclerc, iniciaram o Q3 com pneus macios em busca de uma volta rápida. O piloto da Ferrari foi o único que foi à pista com pneu intermediário e também o único que não conseguiu marcar tempo.

A instabilidade gerada pela chuva e o acidente de George Russell, que resultou em uma bandeira vermelha, só deu aos pilotos uma chance no Q3. E foi aí que o dinamarquês Kevin Magnussen conseguiu a volta mais rápida, marcando 1:11.674. É a primeira pole do piloto em 139 corridas e da equipe Haas em 142 provas.

A corrida sprint, que define o grid de largada para a corrida de domingo, acontecerá neste sábado (12) às 16h30. As 71 voltas da corrida no domingo começam às 15h.