Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

"Maior jogo do futebol mundial", diz Fenômeno sobre El Clásico

Atualizada
"Maior jogo do futebol mundial", diz Fenômeno sobre El Clásico
"Maior jogo do futebol mundial", diz Fenômeno sobre El ClásicoProfimedia
Lenda viva do futebol mundial, Ronaldo Fenômeno viveu os dois lados de "El Clásico". O histórico camisa 9 atuou pelos dois maiores clubes da Espanha: no Barcelona e, posteriormente, foi um dos galáticos do Real Madrid. Em entrevista ao DAZN, ele recordou os "Clásicos" que disputou, destacando que o confronto é "a partida mais importante do futebol".

Depois do PSV, da Holanda, ter lhe aberto as portas da Europa, Ronaldo foi contratado pelo Barcelona em 1996. Com a camisa blaugrana, o camisa 9 conquistou três títulos, a Recopa da Europa, a Supercopa da Espanha e a Copa do Rei. Mas sua passagem por Barcelona durou apenas uma temporada, já que decidiu não renovar com o time catalão após negociações bastante turbulentas.

Do Barcelona, Ronaldo foi para a Inter de Milão, da Itália, onde ganhou o apelido de Fenômeno, permanecendo na equipe nerazzurri por cinco temporadas. Mas, em 2002, após enfrentar uma gravíssima lesão no joelho e reabilitar-se levando o Brasil à conquista do pentacampeonato mundial na Coreia do Sul e no Japão, Ronaldo foi parar justamente no maior rival do Barcelona, o Real Madrid

Veja a classificação de LaLiga

Apesar dos comentários gerados por sua decisão, Ronaldo não despertou o furor da torcida catalã. Fato que inclusive o surpreende até hoje.

"Não sei como consegui mudar tanto de clubes, estar primeiro em Barcelona e depois em Madri sem que as pessoas me odiassem", disse Ronaldo ao DAZN.

E o Fenômeno mostrou que está mesmo disposto a manter este lado cordial dos dois lados do clássico, já que evitou apontar em qual time desfrutou mais do maior jogo do futebol espanhol. 

"Dos dois lados", diz ele. "Um Clássico é muito grande, com uma dimensão global espectacular. Mas não me atrevo a dizer qual lado foi o melhor", apontou Ronaldo.

No entanto, é claro que a corda iria pender para um lado. O ídolo brasileiro não escondeu seu relacionamento muito mais próximo com os merengues, fruto de uma passagem respeitosa e que gerou grandes parcerias.

"Tenho uma relação muito melhor com o Real Madrid. Morei muitos anos em Madrid, mas desfrutei muito de ambos os lados", admite.

"O jogo mais importante do futebol mundial"

Ronaldo disputou grandes jogos em sua carreira como atleta profissional, conquistando inúmeros títulos e prêmios individuais, mas ele reconhece que não há nenhum jogo que se compare ao clássico entre Real Madrid e Barcelona. 

"El Clásico é o jogo mais importante do futebol mundial", destacou o Fenômeno.

"É incrível viver isso de dentro e de fora, das arquibancadas. Já vivi uma época em que havia muita hostilidade, principalmente na chegada aos estádios. Hoje está bem mais tranquilo, mas o El Clásico jogado dentro de campo é algo muito difícil de explicar", acrescentou o hoje presidente do Real Valladolid e também do Cruzeiro. 

"Um Clássico é como uma grande final, mais do que uma Copa do Mundo, até porque é talvez o jogo mais assistido do mundo, que todos esperam, não só na Espanha, mas em todo o mundo. Os jogadores que estão lá obviamente percebem, sentem e tentam se aprimorar para fazer um grande jogo. É um jogo muito especial", concluiu Ronaldo. 

Real Madrid e Barcelona se enfrentam por LaLiga neste domingo (16), às 11h15 (de Brasília), no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, pela nona rodada do Campeonato Espanhol. As duas equipes estão empatadas em pontos, ambas com 22, e ocupam a ponta da tabela da competição, com o Barça na primeira posição devido ao saldo de gols.