Marrocos vence o Canadá, avança em 1º e volta ao mata-mata após 36 anos
O Marrocos enfrentará a Espanha nas oitavas de final da Copa do Mundo. A seleção europeia passou em segundo lugar no Grupo E, liderado pelo surpreendente Japão.
Empolgado pela imensa festa feita pela torcida na arquibancada do Al Thumama, o Marrocos começou o jogo pressionando a saída de bola canadense em uma rotação muito acima, até para o veloz e físico time do Canadá.
Golaço de Ziyech abre os caminhos
Foi em uma dessas pressões que o Marrocos abriu o placar. O goleiro canadense Milan Borjan se enrolou após bola recuada e tocou fraquinho em direção ao meio-campo. O craque marroquino Hakim Ziyech aproveitou que Borjan estava adiantado e jogou com muita classe por cima do goleiro. Golaço que recompensava todo o clima criado por sua torcida.
Mesmo depois do gol, o ímpeto marroquino não diminuiu, com muitas jogadas em velocidade pelas pontas, sobretudo pela direita, com Achraf Hakimi. Foi após um lançamento do camisa 2 que o Marrocos ampliou. O atacante Youssef En-Nesyri recebeu em velocidade, invadiu a área e bateu com força no canto direito do goleiro.
Na parte final do primeiro tempo o Canadá conseguiu diminuir com o primeiro gol contra da Copa do Mundo do Catar. Cyle Larin buscou o cruzamento pelo lado esquerdo e contou com o desvio de Nayef Aguerd, que matou o goleiro Bono.
Canadá reage no segundo tempo
O domínio marroquino da primeira etapa se foi logo no começo da segunda etapa. Os canadenses voltaram com mais gás e não deixavam a seleção do norte da África respirar. No primeiro tempo, foram sete finalizações do Marrocos contra duas do Canadá. Depois do intervalo a seleção da CONCACAF venceu no quesito por 3 a 0.
A mais perigosa delas foi decidida pela tecnologia da linha do gol. Atiba Hutchinson completou cruzamento com cabeceio que tocou no travessão e bateu na linha do gol. Alistair Johnston ainda tentou no rebote mas não conseguiu marcar.
Mesmo com as tentativas canadenses, o jogo, apitado pelo brasileiro Raphael Claus, terminou com vitória de 2 a 1 para o Marrocos.