Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Max Verstappen começa defesa do título no GP do Bahrein de Fórmula 1

Max Verstappen nunca conseguiu vencer no Bahrein
Max Verstappen nunca conseguiu vencer no BahreinAFP
O holandês Max Verstappen (Red Bull), bicampeão mundial de Fórmula 1, vai começar a defesa do seu título neste fim de semana, no Grande Prêmio de abertura da temporada no Bahrein.

O início da temporada servirá para esclarecer algumas das questões para a nova temporada 2023. Haverá sinais de um campeonato mais "apertado" no topo da tabela? Será que a Mercedes e a Ferrari poderão bater de frente com a Red Bull após seu domínio total na temporada passada? Lewis Hamilton estará em condições de lutar por sua oitava conquista e bater mais um recorde?

O monegasco Charles Leclerc (Ferrari), vice-campeão da última temporada e um dos candidatos ao título, admite que o novo RB19 da Red Bull "parece muito bom". De fato, sinais de testes de pré-temporada, também realizados no Bahrein na semana passada, colocam a Red Bull de volta na frente da tabela, o que é um bom presságio para os detentores do título de construtores.

A Verstappen pode vencer no Bahrein? 

Na última temporada, Red Bull, Verstappen e seu colega de equipe, o mexicano Sergio Pérez, "varreram" praticamente tudo longo de 22 Grands Prix.

Normalmente superados na qualificação aos sábados pela Ferrari, que voltou a formar em 2022, nos domingos de corrida a equipe austríaca mostrou toda a potência de seus carros, fazendo 17 de 22 corridas em 2022, incluindo um recorde de 15 para Verstappen.

Nas horas que antecederam esta primeira corrida do Campeonato Mundial de 23 corridas, os rivais de Verstappen, na Fórmula 1 desde 2015, sabem que o holandês nunca venceu o primeiro Grande Prêmio de uma temporada, nem conseguiu vencer no Bahrein.

Holandês nunca venceu o primeiro Grande Prêmio de uma temporada
Holandês nunca venceu o primeiro Grande Prêmio de uma temporadaAFP

Em 2022, o holandês ficou em segundo lugar em Sakhir atrás de Leclerc, nas voltas de encerramento do Grande Prêmio. Este foi o mesmo destino do companheiro de equipe Sergio Pérez, que abandonou a corrida na última volta.

Um roteiro de corrida que a Ferrari certamente gostaria de ver repetido, com a Scuderia ficando melhor posicionada no grid para desafiar a Red Bull.

Muitas vezes vítima de seus próprios erros estratégicos e problemas de confiabilidade na última temporada, juntamente com erros ocasionais de Leclerc e do espanhol Carlos Sainz, a Ferrari não foi páreo para a força a longo prazo da equipe austríaca.

Hamilton procurando voltar aos caminhos da vitória 

A Mercedes, a terceira colocada em 2022, após lutar para se adaptar às novas regulamentações, espera um melhor início de temporada e um retorno à primeira fila do grid.

No Bahrein, Lewis Hamilton espera voltar a vencer, o que não acontece desde 2021. No ano passado, o piloto de 38 anos viveu sua primeira temporada em branco desde 2007. As estatísticas estão a seu favor no circuito do Golfo, pois ele é o piloto que mais vezes venceu no Bahrein desde o primeiro Grande Prêmio, em 2004.

A Hamilton se juntará o colega britânico George Russell que, apesar de um ano ruim para a equipe, marcou oito pódios e uma vitória em 2022.

Na Aston Martin, o canadense Lance Stroll, que feriu o pulso em um acidente de ciclismo em fevereiro, estará finalmente pronto para participar da primeira corrida do ano.

Seu companheiro de equipe nesta temporada será o espanhol Fernando Alonso, um recém-chegado à equipe britânica após duas temporadas na Alpine. O bicampeão mundial deixou uma boa sensação durante os testes da pré-temporada.

Do lado não esportivo, como todos os anos desde a revolução xiita de 2011 no Bahrein, várias ONGs e parlamentares europeus levantaram sua voz contra as violações dos direitos humanos no reino, e a situação dos presos políticos.

Hamilton passou 2022 sem vencer um único GP
Hamilton passou 2022 sem vencer um único GPAFP