Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Modric x Casemiro: como foi o duelo no meio-campo de Croácia x Brasil

Guilherme Bianchini
Modric e Casemiro se reencontraram após anos de parceria vitoriosa no Real Madrid
Modric e Casemiro se reencontraram após anos de parceria vitoriosa no Real MadridAFP
A partida entre Croácia e Brasil pelas quartas de final da Copa do Mundo, nesta sexta-feira (9), trouxe um duelo entre dois dos principais meio-campistas do futebol mundial neste século: Luka Modric e Casemiro. Ambos se enfrentaram por suas seleções após uma parceria de sete anos no time titular do Real Madrid, com quatro títulos da Liga dos Campeões.

Veja como foi Croácia 1 (4) x (2) 1 Brasil

Depois de 120 minutos e uma disputa de pênaltis, melhor para o croata, que teve grande atuação e converteu sua cobrança contra Alisson. Sem dúvidas, esta foi a melhor partida de Modric nesta Copa. O camisa 10 e capitão dominou as ações no meio-campo, sobretudo no primeiro tempo, e se aproveitou da inferioridade numérica do Brasil no setor.

Casemiro levou vantagem em alguns números, mas Modric foi mais influente
Casemiro levou vantagem em alguns números, mas Modric foi mais influenteOpta by Stats Perform

Casemiro não repetiu o desempenho que costuma apresentar com a camisa da Seleção. O volante errou alguns passes importantes e sofreu para oferecer a segurança de praxe à frente da zaga.

Acompanhe a cobertura completa da Copa do Mundo

Modric, na quarta e — provável — última Copa do Mundo de sua carreira, chega às semifinais pela segunda vez consecutiva. Mesmo com 37 anos de idade, o craque fez um jogo intenso, com participação em toda a faixa central, e aguentou os 120 minutos em campo. Nas oitavas, contra o Japão, o técnico Zlatko Dalic o substituiu no primeiro tempo da prorrogação.

Modric, desta vez, não ficou concentrado apenas no lado direito
Modric, desta vez, não ficou concentrado apenas no lado direitoOpta by Stats Perform

Ao comparar os mapas de calor de Modric e Casemiro, é possível notar os pontos vermelhos em pedaços semelhantes do campo. Embora o brasileiro, em tese, atue mais recuado, ambos foram bastante participativos na defesa e no ataque.

O mapa de calor de Casemiro contra a Croácia
O mapa de calor de Casemiro contra a CroáciaOpta by Stats Perform

Modric ainda não marcou gol nem deu assistência no Catar, mas vem subindo seu nível conforme a Croácia avança. O mapa de passes contra a Seleção Brasileira evidencia um meia que busca o jogo a todo momento, com participação na saída de bola e na construção ofensiva da equipe. Ele agora terá pela frente a Argentina de Messi, quatro anos após deixar sua marca contra a Albiceleste na vitória croata por 3 a 0, na fase de grupos na Rússia.

Modric distribuiu o jogo no meio-campo croata
Modric distribuiu o jogo no meio-campo croataOpta by Stats Perform

Casemiro, por sua vez, deixou claro que não pensa em se aposentar da Seleção. Aos 30 anos e em grande forma física e técnica, o volante tem tudo para seguir como um dos pilares do Brasil em 2026, na Copa sediada por Estados Unidos, México e Canadá. Vale lembrar que o ciclo até o próximo Mundial é mais curto, de três anos e meio.

Os passes de Casemiro contra a Croácia
Os passes de Casemiro contra a CroáciaOpta by Stats Perform