Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Modric x De Bruyne: veja como foi o duelo de craques em Croácia x Bélgica

Guilherme Bianchini
Croácia avançou e Bélgica foi eliminada no duelo de craques do Grupo F
Croácia avançou e Bélgica foi eliminada no duelo de craques do Grupo FProfimedia
Dois dos melhores meias do século 21, Luka Modric e Kevin De Bruyne estiveram frente a frente nesta quinta-feira (1), no estádio Ahmed bin Ali. O empate em 0 a 0 classificou a Croácia para as oitavas de final da Copa do Mundo e mandou a Bélgica para casa.

Craque da Copa em 2018, Modric ainda não encontrou sua melhor versão no Catar, mas segue sendo vital para o funcionamento da Croácia. O meia vem atuando um pouco mais recuado para organizar as jogadas desde o começo, procurando passes que abrem o campo para a equipe atacar.

De Bruyne, assim como a Bélgica, teve um desempenho decepcionante no Mundial. No jogo que decretou a eliminação, o camisa 7 novamente esteve longe de ser o jogador dinâmico, participativo e decisivo do Manchester City. Ele se despediu da Copa sem gols nem assistências — estatística que divide com Modric.

Acompanhe a cobertura completa da Copa do Mundo

 

Os principais números de Modric e De Bruyne em Croácia x Bélgica
Os principais números de Modric e De Bruyne em Croácia x BélgicaOpta/StatsPerform

O mapa de calor de Modric mostra que ele foi mais à frente do que nos jogos anteriores, quando a participação mais intensa havia sido toda atrás do meio-campo. Embora o camisa 10 tenha mais uma vez se posicionado na base da jogada, os avanços foram mais frequentes, sempre pelo lado direito.

Modric cobriu uma faixa de campo extensa pelo lado direito
Modric cobriu uma faixa de campo extensa pelo lado direitoOpta/Stats Perform

De Bruyne, por sua vez, voltou a atuar como um meia-atacante pela direita. O craque belga tentou se posicionar nas entrelinhas croatas para servir os companheiros, e chegou a criar chances para os atacantes, mas sem brilhar.

De Bruyne teve mais uma atuação apagada
De Bruyne teve mais uma atuação apagadaOpta/Stats Perform

Além do papel importante com passes verticais para desafogar as jogadas, Modric se destacou pelos lançamentos longos. O craque croata também chegou a sentir o gostinho de seu primeiro gol no Catar após Anthony Taylor marcar pênalti em cima de Andrej Kramaric. Ele já estava com a bola posicionada para a cobrança quando o árbitro foi ao VAR e cancelou a penalidade por impedimento na origem da jogada.

O mapa de passes de Modric contra a Bélgica
O mapa de passes de Modric contra a BélgicaOpta/StatsPerform

O mapa de passes de Kevin de Bruyne ilustra a baixa participação do craque belga. Como a Croácia controlou a maior parte do jogo, o camisa 7 teve pouco a bola em seus pés, apesar das três assistências para finalização ao longo dos 90 minutos.

De Bruyne tentou acionar os companheiros no campo de ataque
De Bruyne tentou acionar os companheiros no campo de ataqueOpta/StatsPerform

 Com a maestria de Modric, a Croácia segue adianta na Copa do Mundo. A seleção aguarda o líder do Grupo E para tentar a classificação para as quartas de final na próxima segunda-feira (5), às 12h.

Acompanhe a cobertura completa da Copa do Mundo