Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Morre aos 87 anos Miroslav Blazevic, técnico da Croácia na Copa de 1998

Blazevic levou a Croácia ao terceiro lugar da Copa em 1998
Blazevic levou a Croácia ao terceiro lugar da Copa em 1998AFP
Morreu nesta quarta-feira (8) o técnico Miroslav Blazevic, dois dias antes de completar 88 anos. O croata levou a seleção de seu país ao terceiro lugar da Copa do Mundo de 1998, na França. Ele faleceu após longa batalha contra um câncer de próstata, diagnosticado em 2011.

"A família do futebol perdeu hoje (quarta-feira) o 'técnico dos técnicos'", publicou a Federação Croata de Futebol (HNS) no Twitter.

Nascido na Bósnia em 10 de fevereiro de 1935, Blazevic levou a Croácia às semifinais na primeira Copa do Mundo disputada pelo país, que havia se tornado independente sete anos antes. Derrotada pela França por 2 a 1, a seleção do artilheiro Davor Suker venceu a Holanda pelo mesmo placar na disputa do terceiro lugar.

Foi a melhor campanha de uma seleção estreante em Copas, ao lado de Portugal em 1966. Além do pódio em 1998, a Croácia ficou com o vice em 2018, na Rússia, e chegou novamente ao terceiro lugar em 2022, no Catar, depois de eliminar o Brasil nas quartas de final. 

Após fazer carreira como jogador na antiga Iugoslávia e na Suíça, Blazevic se tornou treinador e trabalhou em clubes de França, Grécia, China Irã, Eslovênia e Bósnia. Além da Croácia, o técnico comandou as seleções de Suíça, Irã, Bósnia e China sub-23.