Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Morre Franco Harris, autor de um dos lances mais emblemáticos da NFL

Alex Xavier, com informações da Reuters
Os Steelers comemoram os 50 anos da "imaculada recepção" neste sábado (24)
Os Steelers comemoram os 50 anos da "imaculada recepção" neste sábado (24)NFL
Franco Harris, ex-running back do Pittsburgh Steelers, faleceu aos 72 anos, informou o Pro Football Hall Fame nesta quarta-feira (21).

Harris conquistou quatro anéis de Super Bowl com os Steelers em 13 temporadas na NFL. Ele tem também no currículo 12.120 jardas corridas, mas foi o lance que entrou para a história do futebol americano como “Imaculada Recepção” que o fez famoso.

A jogada faz 50 anos nesta sexta-feira. Pittsburgh perdia do Oakland Raiders naquele 23 de dezembro de 1972 quando, já nos momentos finais do jogo, Terry Bradshaw lançou a bola para o ataque no desespero – ela ricocheteou na cabeça de um defensor e veio na direção de Harris, que correu 60 jardas para marcar o touchdown da primeira vitória dos Steelers em playoffs em todos os tempos.

(Acesse o site do Flashscore no seu browser para ver o vídeo desta página).

Festa no céu e no gramado

A celebração do 50º aniversário da “Imaculada Recepção” será no sábado (24), quando os Steelers recebem os (agora Las Vegas) Raiders. O número 32 de Harris também será aposentado durante a cerimônia.

"Perdemos um jogador incrível, um embaixador incrível do Hall da Fama, o mais importante, perdemos um dos grandes cavalheiros que alguém pode conhecer", disse o presidente do Hall da Fama, Jim Porter.

"Franco não só impactou o jogo de futebol americano, mas também afetou a vida de muitas, muitas pessoas de forma profundamente positiva”, acrescentou.

Harris foi a primeira seleção dos Steelers no draft de 1972 e rapidamente se estabeleceu como um dos melhores running backs da NFL.

Ele correu mais de 1.000 jardas em oito temporadas e mais de 100 jardas em 47 jogos, ganhando nove seleções para o Pro Bowl.

Harris foi peça fundamental na dinastia de Pittsburgh que ganhou quatro Super Bowls nos anos 70.

No Super Bowl IX, quando os Steelers conquistaram seu primeiro título da liga com uma vitória de 16-6 sobre o Minnesota Vikings, Harris correu 158 jardas contra apenas 17 de todos os jogadores dos Vikings -- e foi o MVP da final.