Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Morre Gigi Riva, maior artilheiro da história da seleção italiana

Dan Vasiliu
Gigi Riva com a camisa do Cagliari
Gigi Riva com a camisa do CagliariProfimedia
O ícone do futebol italiano Luigi "Gigi" Riva faleceu aos 79 anos de idade após uma breve internação em decorrência de um ataque cardíaco em sua casa na Sardenha. Nenhum outro jogador marcou mais gols do que ele com a camisa da seleção italiana. Ele é um dos protagonistas do lendário scudetto com o Cagliari em 1970.

Inicialmente, foi relatado que Riva, de 79 anos, recordista de gols na Itália com 35 gols e ponta de lança do time vencedor do scudetto de 1970 do Cagliari, não estava em estado grave no hospital Brotzu, em Cagliari. O ataque cardíaco foi inicialmente descrito como leve, de acordo com fontes médicas.

O lendário jogador de futebol, que também foi presidente honorário do Cagliari, tinha previsão de se recuperar totalmente após um procedimento pequeno e rotineiro, segundo os médicos. 

Considerado um dos melhores jogadores de sua geração e um dos maiores atacantes de todos os tempos, Riva teve um recorde notável de gols pelo Cagliari graças à sua compostura na frente do gol, pé esquerdo forte e habilidades aéreas.

Sua velocidade, força e faro de gol fizeram com que o jornalista italiano Gianni Brera o apelidasse de "Rombo di Tuono" (Rugido de Trovão).

Em nível internacional, Riva venceu o Campeonato Europeu de 1968 e foi vice-campeão da Copa do Mundo de 1970, atrás da histórica Seleção Brasileira comandada por Pelé; ele também participou da Copa do Mundo de 1974.

Com 35 gols em 42 jogos em competições oficiais entre 1965 e 1974, ele é o maior artilheiro de todos os tempos da Itália.

Depois de se aposentar em 1976, Riva atuou brevemente como presidente do Cagliari na temporada 1986-87 e, mais tarde, foi gerente geral e conselheiro da equipe nacional de 1988 a 2013.