Morre Paul Silas, tricampeão da NBA e primeiro técnico de LeBron James
"Lamentamos o falecimento de Paul Silas, ex-All Star e treinador da NBA", disse o comissário da liga, Adam Silver.
"A contribuição de Paul a este esporte se reflete nos vários jogadores e treinadores a quem ele inspirou, incluindo seu filho, Stephen Silas, atual técnico do Houston Rockets."
Popular e extremamente competitivo como jogador, Silas foi campeão da NBA com o Boston Celtics em 1974 e 1976 e com o Seattle SuperSonics em 1979.
Com seus 2,01m de altura, ele foi um grande pegador de rebotes. Com uma média de 12,357 na carreira, é o 21º da história no quesito.
Silas foi escolhido em duas ocasiões para o All-Star Game, em 1972 e 1975, e outras duas para o All Defensive Team, que reúne os melhores defensores da liga. Ao fim de seus 16 anos de carreira, teve quase um duplo-duplo de média, com 9,4 pontos e 9,9 rebotes por jogo.
Homenagem de Michael Jordan
Encerrada sua etapa como jogador, Silas passou quase três décadas como treinador ou auxiliar. O maior destaque veio no Charlotte Hornets, franquia que levou às semifinais de conferência em duas ocasiões — 2001 e 2002.
"Paul foi um incrível líder motivador", reconheceu a lenda Michael Jordan, atual proprietário dos Hornets. "Foi uma das grandes personalidades do nosso esporte de todos os tempos, sentiremos sua falta."
Entre 2003 e 2005, Silas esteve à frente do Cleveland Cavaliers. Ele foi o primeiro treinador de LeBron James na NBA.
O filho de Paul, Stephen Silas, assumiu em 2020 como técnico do Houston Rockets. Stephen trabalhou durante anos como auxiliar de Paul Silas em outras franquias.