Motim na BBC: polêmica com Gary Lineker causa crise na emissora britânica

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Motim na BBC: polêmica com Gary Lineker causa crise na emissora britânica

Motim na BBC: polêmica com Gary Lineker causa crise na emissora britânica
Motim na BBC: polêmica com Gary Lineker causa crise na emissora britânicaProfimedia
A BBC britânica enfrenta uma crise cada vez maior após crítica feita pelo apresentador Gary Lineker. O ex-jogador e artilheiro da seleção me posicionou sobre a política de migração do governo. A suspensão por parte da emissora gerou ações como um motim a favor de Lineker e comentário do primeiro-ministro. O chefe da emissora apareceu para defender sua posição.

A BBC foi forçada a cortar grande parte de sua cobertura esportiva neste sábado, pois os apresentadores se recusaram a trabalhar em solidariedade a Linekerbastidp. A BBC procurou defender sua imparcialidade tirando Lineker do ar devido a seus comentários em uma rede social. 

Lineker, ex-capitão do futebol inglês, apresentador mais bem pago da BBC e âncora do programa de destaques do futebol "Match of the Day", foi suspenso de seu papel após suas críticas sobre a política de migração da Grã-Bretanha.

Os críticos da suspensão de Lineker dizem que a BBC cedeu à pressão do governo, levando a um furioso debate sobre a imparcialidade da emissora nacional.

O diretor geral da BBC, Tim Davie, falou sobre o assunto no sábado. "Nós na BBC, e eu mesmo, somos absolutamente movidos por uma paixão pela imparcialidade, e não pela esquerda, pela direita ou pelo favorecimento de um partido em particular", disse ele.

Davie disse que queria Lineker de volta ao ar e esperava encontrar um equilíbrio que permitisse a alguns apresentadores expressar opiniões, mantendo ao mesmo tempo a neutralidade da BBC.

Fã de Lineker segura cartaz a seu favor durante jogo do Manchester City
Fã de Lineker segura cartaz a seu favor durante jogo do Manchester CityAFP

O Primeiro Ministro Rishi Sunak emitiu uma declaração no sábado defendendo a política de migração, que proíbe a entrada de requerentes de asilo que chegam em pequenas embarcações através do Canal da Mancha, dizendo que esperava que Lineker e a BBC pudessem resolver suas diferenças de forma oportuna. "É um assunto que diz respeito a eles, não ao governo", disse Sunak.

A fala de Lineker perturbou severamente a programação esportiva da BBC no sábado, quando vários apresentadores saíram, levando-a a emitir um pedido de desculpas.

A edição de sábado do "Match of the Day", apresentada por Lineker há mais de 20 anos, foi programada para ser transmitida no horário habitual apesar de sua ausência, mas provavelmente será um show silencioso de destaques, dado que os comentaristas se recusaram a trabalhar nela.

Neutralidade

A BBC está empenhada em ser politicamente imparcial, mas tem enfrentado críticas dos partidos Conservador e Trabalhista sobre o quão neutra ela realmente é, particularmente na era da mídia social, quando apresentadores de alto nível podem facilmente tornar suas posições pessoais conhecidas.

Os comentaristas do Partido Trabalhista e da mídia da oposição acusam a BBC de silenciar Lineker, depois que a porta-voz de Sunak chamou os comentários de Lineker de "inaceitáveis" e a ministra do Interior Suella Braverman disse que eles eram "ofensivos".

"A BBC não está agindo imparcialmente ao ceder aos deputados que estão reclamando de Gary Lineker", disse o líder trabalhista Keir Starmer aos repórteres, em uma conferência no País de Gales, no sábado.

Lineker acompanhou Leicester x Chelsea neste sábado
Lineker acompanhou Leicester x Chelsea neste sábadoAFP

Lineker recusou-se a comentar à mídia ao sair de sua casa em Londres no sábado e não respondeu às perguntas dos repórteres na chegada ao Estádio King Power em Leicester, onde ele foi ver um de seus antigos clubes jogar.

O furor veio depois que Sunak anunciou a nova lei no início da semana. Lineker, 62 anos, levou ao Twitter para descrever a legislação como uma "política cruel dirigida às pessoas mais vulneráveis em linguagem que não é diferente da utilizada pela Alemanha nos anos 30".

Buscando resolver a disputa, a BBC disse que precisava haver uma posição consensual sobre o uso da mídia social por Lineker antes que ele pudesse voltar a se apresentar. Mas os críticos da suspensão de Lineker dizem que ele tem direito a suas opiniões pessoais porque não é um apresentador de notícias.

Greg Dyke, que foi diretor-geral da BBC entre 2000 e 2004, disse à rádio BBC mais cedo no sábado que a BBC havia cometido um erro. "A percepção lá fora vai ser que Gary Lineker, um apresentador de televisão muito amado, foi retirado do ar após a pressão do governo sobre uma questão específica", disse Dyke.

Isso poderia afastar os telespectadores da BBC de 100 anos, que é financiada por uma "taxa de licença" anual de 159 libras (US$ 192) em todos os lares que assistem à televisão.

Embora a emissora continue sendo uma presença central na vida cultural britânica, ela está lutando para se manter relevante com as audiências mais jovens e enfrenta ameaças a seu financiamento, já que alguns legisladores conservadores querem abolir a taxa de licença.

Perguntas sobre o presidente da BBC Richard Sharp representam um desafio adicional para a emissora. Sharp está sob pressão por não ter declarado seu envolvimento em facilitar um empréstimo para o ex-Primeiro Ministro Conservador Boris Johnson pouco antes de ser nomeado para a função.

A nomeação de Sharp, feita sob recomendação do governo, está sendo revista pelo cão de guarda das nomeações públicas britânicas.