Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Martin, da Pramac Racing, supera Bagnaia para conquistar o título mundial de MotoGP

Reuters
Martin precisava terminar entre os nove primeiros para conquistar o título
Martin precisava terminar entre os nove primeiros para conquistar o título Manaure Quintero / AFP
Jorge Martin, da Prima Pramac Racing, foi coroado campeão mundial de MotoGP de 2024 depois de terminar em terceiro lugar no Grande Prêmio Solidariedade deste domingo (17), vencido por seu rival no título, Francesco Bagnaia, da Ducati.

Martin liderava por 19 pontos na última corrida da temporada e o espanhol precisava terminar entre os nove primeiros para conquistar o título se o pole e bicampeão Bagnaia vencesse a corrida. Marc Marquez, da Gresini Racing, terminou em segundo.

Bagnaia fez de tudo para diminuir a diferença na disputa pelo título, com a vitória no último grande prêmio sendo a 11ª da temporada, mas os 32 pódios de Martin em sprints e corridas lhe garantiram o título por 10 pontos.

Bagnaia e Martin fizeram excelentes largadas e os rivais pelo título entraram na primeira curva em primeiro e segundo lugares. Marquez estava em terceiro, mas mergulhou na parte interna da curva 1 na segunda volta para ultrapassar Martin.

Enea Bastianini imediatamente começou a perseguir Martin, mas o piloto da Ducati não viu Aleix Espargaro, da Aprilia, atrás dele, e o espanhol abriu caminho para passar e chegar em quarto na última corrida de sua carreira em casa.

Os três primeiros mantiveram o ritmo durante as voltas seguintes, com Martin sem pressão em terceiro lugar, enquanto o experiente Espargaro defendia a quarta posição em uma intensa batalha com Alex Marquez.

Bagnaia acabou chegando à vitória - com seu futuro companheiro de equipe Marc Marquez terminando em segundo -, mas o italiano e a garagem da Ducati só puderam assistir enquanto Martin terminava em terceiro para selar o título e provocar comemorações loucas.