Martin, da Pramac Racing, supera Bagnaia para conquistar o título mundial de MotoGP
Martin liderava por 19 pontos na última corrida da temporada e o espanhol precisava terminar entre os nove primeiros para conquistar o título se o pole e bicampeão Bagnaia vencesse a corrida. Marc Marquez, da Gresini Racing, terminou em segundo.
Bagnaia fez de tudo para diminuir a diferença na disputa pelo título, com a vitória no último grande prêmio sendo a 11ª da temporada, mas os 32 pódios de Martin em sprints e corridas lhe garantiram o título por 10 pontos.
Bagnaia e Martin fizeram excelentes largadas e os rivais pelo título entraram na primeira curva em primeiro e segundo lugares. Marquez estava em terceiro, mas mergulhou na parte interna da curva 1 na segunda volta para ultrapassar Martin.
Enea Bastianini imediatamente começou a perseguir Martin, mas o piloto da Ducati não viu Aleix Espargaro, da Aprilia, atrás dele, e o espanhol abriu caminho para passar e chegar em quarto na última corrida de sua carreira em casa.
Os três primeiros mantiveram o ritmo durante as voltas seguintes, com Martin sem pressão em terceiro lugar, enquanto o experiente Espargaro defendia a quarta posição em uma intensa batalha com Alex Marquez.
Bagnaia acabou chegando à vitória - com seu futuro companheiro de equipe Marc Marquez terminando em segundo -, mas o italiano e a garagem da Ducati só puderam assistir enquanto Martin terminava em terceiro para selar o título e provocar comemorações loucas.