Mundial de clubes de vôlei contará com trio brasileiro em Betim
Na teoria, apenas Cruzeiro e Minas representariam o Brasil, após terem ficado com as duas primeiras posições do Sul-Americano. Mas após a confirmação do time celeste como anfitrião pela sétima vez, uma vaga foi aberta para o terceiro colocado do torneio continental, justamente o elenco de Campinas. Esta será a primeira vez que o time paulista estará na competição.
“Para o projeto é motivo de orgulho receber o convite para disputar o Mundial de Clubes. É o prêmio pela evolução que estamos tendo. Ano a ano estamos crescendo, conquistando títulos, chegando a finais nacionais e aumentando nosso currículo em torneios internacionais. Vamos para Betim muito felizes, mas também confiantes que podemos voltar com um bom resultado”, comenta o embaixador do Vôlei Renata e bicampeão olímpico, Maurício Lima.
Além do trio brasileiro, completam a lista de participantes do Paykan Club, atual campeão asiático, além de dois italianos: Trentino Itas (cinco vezes campeão do mundo) e o Sir Safety Susa Perugia. A vaga para este último apareceu depois que o atual campeão europeu, o Zaksa (POL), não confirmou sua participação, também abrindo vaga para o terceiro colocado do Velho Continente.
Os italianos contam com algumas das maiores referências do mundo na modalidade. O Perugia conta com o central brasileiro Flávio, o ponta cubano naturalizado polonês Leon, além dos meios-de-rede Solé (argentino) e Semeniuk (polnês) e do levantador italiano Gianelli.
O Trentino terá a seu favor o oposto búlgaro Kaziyski e o ponta Michieletto, maior revelação italiana nos últimos anos, além dos centrais sérvios Podrascanin e Lisinac.
O Sada Cruzeiro vai em busca do quinto título. Os outros quatro (2013, 2015, 2016 e 2021) aconteceram justamente em Betim, local em que o time ganha ainda mais força atuando diante da sua torcida. A competição feminina do Mundial de clubes acontecerá em Antalya, na Turquia, entre os dias 14 e 18 de dezembro.