Mundial de Clubes terá 32 equipes a partir de 2025, anuncia FIFA
"Há alguns anos havíamos tomado uma decisão sobre esta competição, mas ela não foi realizada devido à pandemia, deixando sua vaga para a Copa América e a Eurocopa (em 2021). Será no verão (do hemisfério norte) de 2025 com as 32 melhores equipes do mundo e terá tanto sucesso quanto a atual Copa do Mundo", explicou Infantino.
Infantino compareceu ao palco principal do centro de imprensa da Copa do Mundo no Catar para explicar as decisões do conselho da Fifa e fazer um balanço da competição, dois dias antes da final entre Argentina e França.
"O novo Mundial de Clubes será disputado pelas melhores equipes do mundo, tenho certeza. Os detalhes precisam ser elaborados, inclusive sobre o país que vai organizá-lo", afirmou o dirigente ítalo-suíço.
Em 2019, a FIFA planejava organizar a primeira edição de um Mundial de Clubes aumentado para 24 países na China em 2021, mas concordou em não realizá-lo para deixar as datas das competições da UEFA e Conmebol, adiadas em 2020 devido à pandemia.
O presidente da FIFA acrescentou que o Marrocos organizará a edição de 2023. O país do norte da África, surpresa da Copa do Catar ao chegar às semifinais, já organizou o torneio em 2013 e 2014.
A última edição do torneio foi em fevereiro deste ano, nos Emirados Árabes Unidos, com o Chelsea erguendo o troféu.
Os times que disputam o Mundial de Clubes 2022 são:
•- Flamengo (campeão da Libertadores)
•- Real Madrid (campeão da Liga dos Campeões)
•- Seattle Sounders (campeão da Concachampions)
•- Auckland City (campeão da Oceania)
•- Wydad Casablanca (campeão da Champions League africana)
•- Al-Hilal (campeão da AFC Champions League)
•- Al-Ahly?? (o vice-campeão africano deve ser convidado para o Mundial já que o atual campeão marroquinho e representante do país-sede é o Wydad Casablanca – e quando o campeão do país-sede já está classificado para o torneio, a FIFA fica perdida, pois o regulamento não prevê esta situação).