Murray avança no Aberto da Austrália em jogo épico de cinco sets

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Murray avança no Aberto da Austrália em jogo épico de cinco sets

Murray avança no Aberto da Austrália em jogo épico de cinco sets
Murray avança no Aberto da Austrália em jogo épico de cinco setsAFP
Andy Murray derrotou Matteo Berrettini, o 13º cabeça de chave, em um jogo épico de cinco sets no Aberto da Austrália nesta terça-feira (17). O dia em Melbourne foi de altas temperaturas e contou com jogos suspensos por três horas na maioria das quadras.

Houve também polêmica fora da quadra no segundo dia, depois que os organizadores proibiram as bandeiras russas e bielorrussas em Melbourne Park.

O grande destaque da tarde na Austrália foi Andy Murray, depois que o britânico salvou um match point para vencer o italiano Matteo Berrettini por 6-3, 6-3, 4-6, 6-7 (7/9) e 7-6 (10/6) em 4 horas e 49 minutos, com teto fechado na Rod Laver Arena devido ao calor extremo.

"Vou sentir isso esta noite e amanhã", disse o ex-número 1 do mundo, que joga com um quadril de metal após uma cirurgia que salvou sua carreira.

"Mas agora incrivelmente feliz e orgulhoso de mim mesmo. Trabalhei muito nos últimos meses com meu time para me dar a oportunidade de atuar em estádios como este, em partidas como esta e contra jogadores como Matteo - e valeu a pena esta noite."

Thiem cai para Rublev em três sets

Também no torneio masculino, o quinto cabeça de chave, Andrey Rublev, encerrou o torneio do finalista de 2020 Dominic Thiem por 6-3, 6-4 e 6-2, com temperatura de 36º C.

Thiem, ex-campeão do US Open, retorna de uma lesão no pulso que o manteve fora das quadras por nove meses, nas temporadas de 2021 e 2022.

À medida que a temperatura subia, o calor forçou a interrupção do jogo nas quadras externas. Os tetos foram fechados nos três estádios principais - Rod Laver Arena, Margaret Court Arena e John Cain Arena. Os jogos recomeçaram nas quadras externas cerca de três horas depois.

Assim como na chave feminina, não tivemos quedas dos cabeças de chave nesse segundo dia. Dan Evans, da Grã-Bretanha, Pablo Carreño Busta, da Espanha, Grigor Dimitrov, da Bulgária, e Diego Schwartzman, da Argentina, classificaram-se para a segunda rodada.

Taylor Fritz, oitavo cabeça de chave, dos Estados Unidos, derrotou Nikoloz Basilashvili, da Geórgia, por 6–4, 6–2, 4–6 e 7–5.

Favoritas avançam no torneio feminino

Na chave feminina, Caroline Garcia e Aryna Sabalenka - quarta e quinta cabeças de chave, respectivamente - passaram para a segunda fase.

A francesa Garcia levou apenas 65 minutos para derrotar a canadense Katherine Sebov por 6-3 e 6-0 e consolidar seu status de candidata ao primeiro Grand Slam do ano. Sabalenka venceu Tereza Martincova, da República Tcheca, por 6-1 e 6-4.

A francesa Caroline Garcia venceu com facilidade na primeira rodada
A francesa Caroline Garcia venceu com facilidade na primeira rodadaAFP

"Tenho de trabalhar a minha mentalidade, manter a calma e não ficar muito chateada quando cometo erros", disse a bielorrussa Sabalenka. "Eu realmente acredito que esta é a única coisa que falta no meu jogo."

A 26ª cabeça de chave Elise Mertens foi outra vencedora. A belga sobreviveu a Garbiñe Muguruza, ex-finalista do Australian Open, que estava com cãibras antes de perder por 3-6, 7-6 (7/3) e 6-1.