Nadal começa defesa do título enquanto o Aberto da Austrália inaugura uma nova era

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nadal começa defesa do título enquanto o Aberto da Austrália inaugura uma nova era

Nadal carrega a chama da enfraquecida geração de ouro
Nadal carrega a chama da enfraquecida geração de ouro AFP
Rafael Nadal iniciará sua defesa do título do Aberto da Austrália na segunda-feira com um teste de primeira rodada contra o britânico Jack Draper, no início de uma nova era nas quadras duras azuis de Melbourne Park.

No primeiro Grand Slam após a aposentadoria de Roger Federer e a "evolução" de Serena Williams do tênis, o espanhol Nadal carrega a chama da enfraquecida geração de ouro enquanto busca o 23º título principal e o terceiro em Melbourne Park.

Confira os confrontos do Australian Open

O jogador de 36 anos é o terceiro colocado na Rod Laver Arena, retornando à quadra central onde um ano atrás conjurou o "milagre de Melbourne", voltando de dois sets a zero para derrubar Daniil Medvedev em um clássico de cinco sets. No entanto, como Nadal observou no sábado, o tênis se move rapidamente.

Acompanhe Nadal x Draper, ao vivo, pelo Flashscore

O cabeça-de-chave teve apenas uma vitória desde o Aberto dos Estados Unidos em setembro. Um jovem com pressa, Draper, de 21 anos, subiu para o top 40 depois de uma corrida para as semifinais do Adelaide II na semana passada e já registrou vitórias sobre uma série de jogadores importantes, incluindo Stefanos Tsitsipas e Felix Auger-Aliassime.

"É provavelmente uma das primeiras rodadas mais difíceis possíveis, sendo cabeça-de-chave", disse Nadal sobre a partida. "Estou aqui apenas para me dar uma chance."

Feminino

Com a herói local Ash Barty se aposentando em março passado, após encerrar a espera de 44 anos da Austrália por um vencedor em casa, o torneio feminino contará com uma nova campeã. A cabeça-de-chave Iga Swiatek é forte favorita para suceder Barty e ganhar seu primeiro título em Melbourne Park, tendo vencido dois dos quatro Grand Slams em 2022.

A atual campeã do Aberto da França e dos Estados Unidos abre sua campanha contra Jule Niemeier na primeira partida da noite na Rod Laver Arena. A alemã deu um baita susto em Swiatek na quarta rodada do Aberto dos Estados Unidos.

Com o tênis americano em busca de uma nova campeã na era pós-Serena, Coco Gauff abrirá a sessão do dia na Rod Laver Arena contra a tcheca Katerina Siniakova. Grandes coisas eram esperadas de Gauff desde sua impressionante corrida até a quarta rodada em Wimbledon em 2019 em sua estreia no Grand Slam aos 15 anos.

Agora com 18 anos e com sua primeira grande final em seu currículo após o Aberto da França do ano passado, Gauff pode estar entre as candidatas mais fortes para preencher o vácuo deixado por Williams.

O torneio feminino foi descrito como um dos mais abertos em anos, com apenas duas ex-campeãs no sorteio. Apenas uma permanecerá depois que Sofia Kenin e Victoria Azarenka se enfrentarem na terceira partida na Margaret Court Arena.

Medvedev, o sétimo cabeça-de-chave masculino, voltará à cena após a decepção do ano passado, quando enfrentará o americano Marcos Giron, que não era cabeça-de-chave, na última partida na Rod Laver Arena. O terceiro cabeça-de-chave Stefanos Tsitsipas, três vezes semifinalista em Melbourne Park, enfrentará o francês Quentin Halys na Margaret Court Arena, enquanto a vice-campeã feminina Danielle Collins começa contra a russa Anna Kalinskaya na Kia Arena.