United Cup: Nadal perde seu primeiro jogo da temporada e Swiatek garante vitória
Nadal, que também ficou pelo caminho no ATP Finals, em novembro, perdeu para o britânico Cameron Norrie, 14º colocado, por 3-6, 6-3 e 6-4 no torneio misto de Sydney. Este foi o duelo de abertura da United Cup entre Espanha e Grã Bretanha. A Grã-Bretanha fez 2 a 0 no confronto com a vitória de Katie Swan sobre Nuria Diaz.
O 22 vezes campeão do Grand Slam teve dificuldades em seu primeiro saque (58%), o que lhe custou a primeira derrota contra Norrie em seu quinto encontro. "É muito louco, nunca ganhei um set antes contra ele. Queria fazer isso primeiro e tive que ser super paciente", disse Norrie após a luta de 2h44min em uma arena lotada de Ken Rosewall.
"Foi uma luta superfísica e é ótimo sair como vencedor. Ele me venceu facilmente nas últimas vezes."
Os dois jogadores dificilmente se separaram nos primeiros games, antes de um primeiro break point no sexto game para Nadal, mas Norrie salvou com um voleio.
A pressão implacável de Nadal rendeu a ele um segundo break point e, desta vez, o número dois do mundo converteu com um forehand cruzado antes de encerrar o set em 52 minutos.
Mas suas falhas no primeiro saque foram muito problemáticas. Nadal sofreu uma quebra quando o placar apontou 4 a 2 no segundo set. Ele chegou a salvar dois set points, mas Norrie não perdeu a oportunidade de empatar.
Nadal cometeu duas faltas consecutivas para abrir o terceiro set e, embora tenha se recuperado, seu saque mais uma vez decepcionou no quinto game. A partier daí, o espanhol de 36 anos não conseguiu voltar para o jogo.
Feminino
Em Brisbane, pela United Cup, Swiatek deu à Polônia o início perfeito com uma vitória dominante por 6-1 e 6-3 sobre Yulia Putintseva, do Cazaquistão.
"Estou muito feliz com meu desempenho. As primeiras partidas da temporada são sempre complicadas, então estou feliz por ter estado muito calmo nos momentos importantes", disse Swiatek .