Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nadal sobre a Arábia Saudita: "Se o país não evoluir como eu penso, direi que estava errado"

Nadal sabia que nem todos entenderiam sua decisão
Nadal sabia que nem todos entenderiam sua decisãoAFP
O tenista espanhol Rafael Nadal (37) acredita que a Arábia Saudita é "um país com grande potencial" e rejeitou que sua nomeação como embaixador da federação de tênis do país seja parte de operações de lavagem de dinheiro.

A controvérsia surgiu a partir do momento em que foi anunciado, em 15 de janeiro, que Rafael Nadal havia sido escolhido pela Arábia Saudita para se tornar uma espécie de embaixador da federação de tênis do país.

Nadal, que sempre mediu muito bem seus passos, sabia que nem todos entenderiam sua decisão. Por isso, ele quis explicá-la em uma entrevista transmitida na noite desta quarta-feira (14) no programa La Sexta.

Nadal sofreu problema muscular antes do Aberto da Austrália,
Nadal sofreu problema muscular antes do Aberto da Austrália,AFP

"Não acho que a Arábia precise de mim para limpar sua imagem, é um país que se abriu para o mundo e tem grande potencial", disse o tenista.

O dinheiro, ao que tudo indica, é o que fez com que muitos jogadores de futebol enviem seus talentos para a liga de futebol, assim como alguns outros esportistas, como é o caso do LIV Golf. "A sensação é de que tudo se compra com dinheiro e agora Rafa também se vendeu ao dinheiro", acrescentou o próprio Nadal, que entende que há quem pense assim.

Contribuindo para o desenvolvimento do tênis

"Continuo a jogar tênis porque amo o esporte. Mas, além do jogo, quero ajudar (o tênis) a se desenvolver em todo o mundo, e há um potencial real na Arábia Saudita", disse o atleta, citado em um comunicado da Federação Saudita (STF).

"Há coisas que hoje precisam ser melhoradas, sem dúvida, é um país que está ficando para trás em muitas coisas, e é por isso que o país se abriu recentemente", admitiu Nadal no programa El Objetivo em La Sexta.

Nadal afirmou seu interesse em desenvolver em todo o mundo
Nadal afirmou seu interesse em desenvolver em todo o mundoAFP

"Se o país não alcançar a evolução que eu acho que ele deve seguir nos próximos 10, 15 anos, eu direi que estava completamente errado", disse ele. Mas ele está convencido de que o país progredirá como deveria. "Acredito que terei a liberdade de trabalhar com os valores que acho que devo trabalhar e que são corretos. Se isso não acontecer, na próxima entrevista, daqui a algum tempo, direi que errei".

Depois de uma breve reaparição em Brisbane, após quase um ano sem jogar devido a uma lesão, Nadal, que sofreu um problema muscular antes do Aberto da Austrália, agora está de olho nos torneios de Doha e Indian Wells.

Seu objetivo é chegar nas melhores condições possíveis para a temporada de quadras de saibro.