Nadal vence em estreia no Aberto da Austrália e Kyrgios abandona torneio

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nadal vence em estreia no Aberto da Austrália e Kyrgios abandona torneio

Nadal vence em estreia no Aberto da Austrália e Kyrgios abandona torneio
Nadal vence em estreia no Aberto da Austrália e Kyrgios abandona torneioAFP
Rafael Nadal iniciou sua defesa de título no Aberto da Austrália com uma vitória em quatro sets sobre o britânico Jack Draper nesta segunda-feira (16). Já o grande tenista da casa, Nick Kyrgios, abandonou o torneio devido a uma lesão.

Na chave feminina, a cabeça de chave Iga Swiatek sobreviveu a uma dura estreia, enquanto Jessica Pegula e a jovem promessa Coco Gauff foram as destaques do primeiro dia em Melbourne.

Nadal começa bem na Austrália

Rafael Nadal estava em má forma para seus altos padrões, perdendo seis de suas últimas sete partidas, desde a derrota nas oitavas de final do US Open. O 22 vezes campeão de Grand Slams enfrentou um teste severo para começar sua trajetória em um sufocante Melbourne Park.

Nadal se recuperou de uma oscilação no segundo set - e um incidente bizarro quando um gandula acidentalmente pegou sua raquete - para derrotar o britânico, número 38 do mundo, por 7-5, 2-6, 6-4 e 6-1 na Rod Laver Arena.

Nadal, que recentemente se tornou pai, enfrenta o americano Mackenzie McDonald na segunda rodada.

"Muito empolgante, novo começo, muito feliz por estar de volta à Rod Laver com uma vitória que eu precisava", disse ele após vencer Jack Draper.

Nove vezes campeão do Aberto da Austrália, Novak Djokovic, que foi detido e deportado antes do torneio do ano passado depois de se recusar a ser vacinado para COVID, começa sua caminhada pelo título na terça-feira (17).

Sem zebras no primeiro dia

Outros que venceram na estreia foram o terceiro cabeça de chave Stefanos Tsitsipas, o 10º cabeça de chave Hubert Hurkacz e o 11º cabeça de chave Cameron Norrie, num dia de poucas surpresas.

O sexto cabeça de chave, Félix Auger-Aliassime, derrotou Vasek Pospisil em um confronto canadense. Mas o 21º cabeça de chave Borna Coric caiu para o tcheco Jiri Lehecka em três sets.

Confira a chave masculina do Aberto da Austrália

Favoritas avançam na chave feminina

No torneio feminino, a favorita Iga Swiatek estava longe de seu melhor desempenho contra Jule Niemeier, mas fez o que precisava e venceu por 6-4 e 7-5.

"Honestamente, eu queria estar focada em mim mesmo, porque sei que Jule saca de forma incrível e estava realmente me pressionando", disse Swiatek, que acertou apenas 49% de seus primeiros saques.

"Então, estou muito feliz por ter superado esta partida, porque a primeira rodada é sempre complicada, e acho que uma adversária como Jule torna ainda mais complicado."

Iga Swiatek, campeã de dois Grand Slams em 2022, avançou para a segunda rodada
Iga Swiatek, campeã de dois Grand Slams em 2022, avançou para a segunda rodadaAFP

Pegula, em boa forma, derrotou a romena Jaqueline Cristian, 161ª colocada, por 6 a 0 e 6 a 1 em um jogo de de 59 minutos. A também norte-americana Gauff foi igualmente firme para se garantir na segunda rodada com 6-1 e 6-4 sobre a tcheca Katerina Siniakova. Gauff, de 18 anos, agora enfrenta a ex-campeã do US Open Emma Raducanu.

A sexta cabeça de chave, a grega Maria Sakkari, também venceu, e Victoria Azarenka derrotou Sofia Kenin em uma batalha de duas ex-campeãs do Aberto da Austrália.

Confira a chave feminina do Aberto da Austrália