Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Napoli x Frankfurt: confrontos e carros em chamas antes da bola rolar em Nápoles

ANSA com AFP
Imagens dos confrontos da tarde em Nápoles
Imagens dos confrontos da tarde em NápolesProfimedia
Cerca de 600 torcedores alemães chegaram a Nápoles, apesar da proibição de assistir ao jogo no estádio Diego Armando Maradona. Os confrontos acontecem no centro histórico de Nápoles, momentos antes do jogo de volta das oitavas de final da Champions League, marcada para as 17h (horário de Brasília) desta quinta-feira.

As poucas informações adquiridas pela polícia alemã estão mantendo a força policial atenta a possíveis confrontos entre os torcedores do Eintracht Frankfurt e do Napoli. A mobilização de forças é impressionante: são 800 homens em alerta fazendo a segurança dos incidentes, que já estão em pleno vapor.

Centenas de ultras do Frankfurt, encapuzados e vestidos de preto, lançaram objetos contra os policiais, que responderam com gás lacrimogênio, segundo imagens divulgadas pela imprensa italiana, nas quais também é possível ver uma viatura em chamas.

Estes atos violentos, ocorridos em uma praça do centro histórico de Nápoles, se dão num momento em que as autoridades da Itália, temendo distúrbios, implementaram um veto à compra de ingressos por parte dos torcedores visitantes para este jogo.

Apesar disso, pelo menos 600 torcedores alemães viajaram a Nápoles sem ingressos, segundo a imprensa. O Frankfurt e seus torcedores estão desde a temporada passada sob estrita vigilância da Uefa, depois da invasão de campo e uso de material pirotécnico no Waldstadion, depois da classificação da equipe à final da Liga Europa, após eliminar nas semifinais o West Ham.

Em setembro do ano passado, na fase de grupos da atual edição da Champions, houve confrontos entre torcedores do Eintracht e do Olympique de Marselha na França. Um torcedor do Eintracht ficou gravemente ferido e vários torcedores alemães fizeram saudações nazistas.

Últimas atualiazações

15h10 - Os torcedores alemães retornaram ao seu hotel na orla marítima de Nápoles. O hotel fica perto de outro hotel onde estão hospedados os torcedores do Frankfurt, que recentemente deixaram o local para irem ao estádio.

14h50 - Os torcedores do Frankfurt estão novamente do lado de fora do hotel na orla marítima de Nápoles. A polícia está posicionada na frente do local com equipamento de choque.

14h05 - A polícia está do lado de fora do Royal Intercontinental Hotel, um dos hotéis onde os torcedores do Frankfurt estão hospedados. Houve muitos danos aos ônibus da empresa Anm, mas a situação agora parece estar sob controle.

13h50 - A polícia está escoltando os torcedored do Frankfurt para longe do centro da cidade de Nápoles, onde ocorreram os confrontos. Os torcedores alemães foram obrigados a embarcar em alguns ônibus. Várias pessoas se atiraram contra os veículos que transportavam os alemães, antes de serem retirados pela polícia.

Carro policial em chamas
Carro policial em chamasAFP

13h30 - Torcedores de Napoli também teriam participado dos confrontos. A polícia teria ficado no meio entre as duas facções.

13h20 - A situação parece ter voltado à normalidade na Piazza del Gesù, onde os fortes confrontos entre os fãs alemães e a polícia foram registrados há pouco tempo.

Os bombeiros apagaram o fogo que começou depois que objetos incendiários foram arremessados. Na praça, várias instalações e carros foram atingidos pela fúria dos torcedores do Frankfurt.

13h05 - Os bombeiros intervieram, enquanto os confrontos continuavam, para apagar as chamas que começaram após o lançamento de fogos de artifício.

12h50 - Fortes confrontos aconteceram na Piazza del Gesù, onde estavam os torcedores do Frankfurt. Em alguns vídeos, os torcedores alemães podem ser vistos atirando objetos na direção da polícia.

Os alemães jogaram bombas de fumaça, cadeiras, mesas e garrafas. Anteriormente, também houve um lançamento de fogos de artifício que pode ter causado o incêndio de um carro da polícia.

12h30 - Alguns confrontos foram registrados por volta das 12h30 (horário de Brasília) no centro histórico de Nápoles, onde as forças policiais estão posicionadas para impedir qualquer ação repentina dos torcedores alemães.

Em alguns vídeos, grupos de fãs alemães podem ser vistos marchando pelas ruas da cidade e criando distúrbios entre os pedestres comuns.

Os 500 torcedores da equipe alemã estavam todos presentes na orla da cidade, no hotel Continental, ao lado do hotel Vesúvio, onde sua equipe está hospedada.

Nenhum desses torcedores poderá assistir ao jogo de hoje à noite da Liga dos Campeões. Não está excluído, portanto, que eles possam circular pela cidade, como turistas, expondo-se assim ao contato com os torcedores adversários.

Precisamente por esta razão, a Polícia está de olho neles e especialmente nos diversos grupos de torcedores em toda a cidade, desde a Piazza Dante, onde ontem se concentraram 120 pessoas, até a Piazza Sannazzaro.

Já na noite entre terça e quarta-feira haviam ocorrido alguns confrontos entre os dois torcedores, com o lançamento de garrafas e foguetes de um lado e do outro, o que felizmente não causou nenhum ferimento.