Navas rouba os holofotes em fim de semana de altos e baixos para recém-contratados
O ex-jogador do Real Madrid foi uma das contratações mais intrigantes nos últimos e frenéticos dias da janela de transferências de Janeiro, quando os clubes da primeira divisão da Inglaterra gastaram somas recordes, com o Chelsea gastando sozinho quase 300 milhões de libras. As contratações de janeiro podem ser imprevisíveis e foi um fim de semana misto para novos recrutas.
A contratação recorde do Chelsea, Enzo Fernandez, teve uma estreia encorajadora no empate em 0 x 0 de seu time com o Fulham, enquanto o zagueiro australiano do Leicester City, Harry Souttar, anotou um gol contra em sua estreia.
Mas Navas roubou o show.
O três vezes vencedor da Liga dos Campeões, emprestado ao Forest pelo Paris Saint Germain no último dia, fez uma série de defesas importantes para seu time selar uma vitória crucial por 1 a 0 sobre o Leeds United para empurrá-los para bem perto da zona de rebaixamento da Premier League.
"Brilhante no primeiro tempo, excelente e composto. Os pontos óbvios de conversa são as defesas e, com razão, ele merece todo o crédito por isso", disse o técnico do Forest, Steve Cooper, sobre o jogador de 36 anos. "Adorei sua compostura, gestão de jogo e tomada de decisão, gostei muito dessa parte de sua atuação. Foi algo que nos ajudou a vencer com certeza.
Confira classificação da Premier League
"Tivemos alguns bons dias com ele, onde tudo o que ele demonstrou foi uma boa ética de trabalho, humildade e desejo de embarcar. Estamos muito satisfeitos por ele estar aqui."
Vencedor da Copa do Mundo com a Argentina, Fernandez, contratado do Benfica por 107 milhões de libras, fez sua estreia em casa para o rival local Fulham. Torcedores o insultaram com gritos de "que desperdício de dinheiro".
Estreia frustrante
Mas ele parecia desempenhar um papel de meio-campo central, especialmente no primeiro tempo, quando ajudou na transição dos ataques do Chelsea e transpirava qualidade. Ele também esteve perto de um gol na estreia mas, no final das contas, foi uma estreia frustrante, já que o ataque do Chelsea falhou mais uma vez.
Graham Potter também promoveu a estreia do atacante David Datro Fofana, contratado junto ao Molde. Sua primeira participação na Premier League veio ao sair do banco de reservas e jogar por apenas 15 minutos, oferecendo muito mais do que Kai Havertz.
Souttar, do Leicester, contratado do Stoke City, teve uma estreia vitoriosa em triunfo de sua equipe sobre o Aston Villa por 4 a 2. Mas Souttar, ao lado do também novato Victor Kristiansen, impressionou, embora não tanto quanto o brasileiro Tete, que marcou na sua estreia. "Tete é direto, pode enfrentar os adversários e deixar sua marça", disse o técnico Brendan Rodgers.
"Ele é alguém que estamos procurando há algum tempo. Ele foi excelente." O experiente Craig Dawson foi contratado pelo Wolverhampton Wanderers para reforçar sua defesa, mas se saiu ainda melhor do que isso, ajudando seu time a não sofrer gols contra o Liverpool em sua estreia e marcando na vitória por 3 a 0 no sábado.
Quanto ao novo lateral-direito do Tottenham, Pedro Porro, emprestado pelo Sporting, não foi além do banco na vitória por 1 a 0 sobre o Manchester City, mas a sua presença parece ter tido um efeito positivo sobre Emerson Royal, que fez um de seus melhores jogos. "Este é o meu time, este é o Tottenham", postou o brasileiro desafiadoramente no Instagram.