Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nelinho lembra gol na Copa de 1978: "Mais importante da carreira"

Nelinho lembra gol na Copa de 1978: "Mais importante da carreira"
Nelinho lembra gol na Copa de 1978: "Mais importante da carreira"Flashscore
Por mais que as maiores lembranças que Nelinho gerou, de sua época de jogador, tenham sido os chutes e gols de falta, o ex-jogador é reconhecido, até hoje, como um dos melhores laterais da história do futebol brasileiro. Não à toa esteve presente na Copa do Mundo de 1978, na Argentina, quando ajudou o Brasil a ficar com a terceira colocação.

A vitória sobre a Itália, valendo a medalha de bronze, teve um gol com a marca de Nelinho, em chute de longa distância, com uma curva poucas vezes vista no mundo do futebol, fazendo o goleiro Dino Zoff se contorcer, sem evitar o gol. 

Nelinho defendeu América, Cruzeiro e Atlético, foi um dos maiores laterais "artilheiros" e é considerado um dos maiores cobradores de falta da história. Foram 165 bolas na rede em 764 partidas. 

Depois de aposentar, não teve longo período como treinador do Atlético, comandando o clube em 27 jogos. Nesta conversa com a reportagem do Flashscore, ele fala sobre o significado do gol de 42 anos atrás e da Copa do Mundo do Catar, sem deixar de lamentar a ausência de batedores de falta no futebol brasileiro de hoje. 

Confira entrevista exclusiva com Nelinho

Aquele seu gol contra a Itália, na Copa de 1978, teve uma importância ainda maior para "apresentar" sua capacidade de chute para o mundo todo?

Aquele gol de 1978 foi bonito, mas não o mais bonito. Ele foi o mais importante por se tratar de gol em uma Copa do Mundo, valendo o 3º lugar. É um gol que ficou marcado na minha história. Até hoje o vejo na TV, sempre que recordam gols bonitos em Copas, ele aparece. Isso me envaidece muito.

Nelinho anotou gol histórico na Copa de 1978
Nelinho anotou gol histórico na Copa de 1978Gazeta Press

Você tinha condições de disputar a Copa de 82?

Confesso que, no momento da convocação, o Cruzeiro, clube que eu defendia, não atravessava boa fase. Eu também não estava na minha melhor forma. Mas acredito muito que, se tivesse sido convocado para os treinos e, em companhia daqueles grandes jogadores, eu teria condições de fazer parte um bom Mundial. 

Nelinho é lembrado, até hoje, pela categoria nas cobranças de falta
Nelinho é lembrado, até hoje, pela categoria nas cobranças de faltaDivulgação

Quais suas seleções favoritas para a Copa do Mundo deste ano? Vê o Brasil com boas chances de chegar longe na Copa?

Favoritismo na Copa é sempre muito difícil de antecipar. A não ser quando se vai pelo caminho normal citando países como Alemanha, Brasil, França, esses times de mais tradição e que chegam com mais chances de título. Pode surgir outra seleção que nem falemos agora. Mas vejo o Brasil com plenas condições de chegar na final novamente. 

Existe uma "Neymar-dependência"?

Acho que ele mesmo cria essa dependência a partir do momento em que exagera na condução da bola e tentar resolver tudo sozinho. Ele, com isso, faz com que os jogadores dependam dele. Quando ele tiver consciência de que é muito importante e pode ser decisivo pra seleção, mas sem querer resolver tudo sozinho, acho que vai agregar ainda mais pro time. Ele, sem dúvida, é o melhor jogador do Brasil na atualidade. 

Nelinho defendia o Cruzeiro em 1982
Nelinho defendia o Cruzeiro em 1982Divulgação

Por que o Brasil está tão carente, atualmente, de batedores de falta? Faz sentido a justificativa de que muitos atletas não treinam faltas como antes por precaução, evitando possíveis lesões?

São momentos dentro do futebol, como tivemos com grandes laterais e, em outros, com escassez de jogadores nesta e em outras posições, como centroavante. Acho que falta mais treinamento aos jogadores que mostram capacidade pra bater falta. Pra mim, é injustificável clubes que restringem que jogadores treinem faltas após os treinos. É algo que escuto dizer e não posso provar.

Nelinho foi um dos maiores laterais artilheiros da história
Nelinho foi um dos maiores laterais artilheiros da históriaDivulgação

Quem treina muita falta, se acostuma com isso e o risco de lesão não é tão grande assim. Os treinos os farão se aperfeiçoar e pode fazer a diferença em um jogo, decidido em bola parada. Quando os times permitem estes treinos, é algo breve e não de acordo com a preferência e gosto do atleta. Se fosse eu jogando atualmente, seria complicado, eu teria dificuldade. Na minha época, eu ficava de uma a duas horas batendo falta depois dos treinos, os clubes deveriam repensar isso.

Nelinho batia faltas como poucos no futebol mundial
Nelinho batia faltas como poucos no futebol mundialCelio Apolinario - Dedoc

 

Pensa ou gostaria de trabalhar com futebol? Ou é um meio que não lhe desperta mais interesse?

Já fiz minha parte como jogador e tive uma experiência que foi boa e ruim como técnico. Os treinadores sofrem de forma desnecessária, quem define os jogos são os jogadores, a participação do treinador é a menor possível.

Eles ajudam nos treinos e com substituições, nada muito além disso. Não concordo com aquela gritaria na beira do campo, orientando algumas "baboseiras", é algo ridículo. A situação fica ainda pior quando os técnicos ficam reclamando da arbitragem com frequência.