Neymar na Eslováquia? Estrelas do Brasil vão inaugurar estátua de Pelé
Várias estrelas do futebol brasileiro também participarão do evento, como Zico (70), Ronaldinho (43) e Neymar (31) tendo manifestado interesse. A reportagem foi informada por Joe Borbély (56), gerente geral da Seleção Brasileira de Lendas e Craques.
Pelé visitou a Eslováquia em setembro de 1994. Na ocasião, o tricampeão mundial também participou do jogo amistoso entre as lendas da Eslováquia e do Brasil (0 x 4), realizado em Košice.
"A visita de Pelé causou uma excitação e uma euforia indescritíveis na Eslováquia. O país inteiro estava literalmente vivo com isso. Por exemplo, uma multidão sem precedentes de cerca de 5.000 pessoas compareceu à sessão de autógrafos de Pelé em Košice. Ele foi às lágrimas", disse Borbély, que arrastou a lenda para a Eslováquia há 29 anos.
Até o momento, duas entidades manifestaram interesse na possibilidade de colocar a estátua de Pelé, bem como dois escultores já manifestaram que gostariam de retratá-lo.
"A seleção não será finalizada até o final de fevereiro do próximo ano, para que outras partes interessadas tenham uma chance. No entanto, teremos de considerar muito bem a localização da escultura, porque será algo extremamente prestigiado, mesmo em nível internacional", disse Borbély.
"Além disso, a estátua será inaugurada por personalidades mundialmente famosas, como o filho de Pelé e ex-craque do Santos, Edinho, o melhor amigo de Pelé e companheiro de equipe de longa data, Edu, ou um dos três superastros mundiais Ronaldinho, Zico ou Neymar.
"Todos eles já manifestaram interesse, então será tudo uma questão de organizar na data certa", acrescentou Borbély, que também vai gerenciar a chegada e a participação dos convidados famosos.
O eslovaco também atuou por muito tempo como gerente, conselheiro e amigo do astro brasileiro. Pelé faleceu no final do ano passado após complicações de saúde. O Rei do Futebol é o único jogador da história com três títulos da Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970).