Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Neymar x Modric: veja os números da batalha dos camisas 10 em busca das semis

Josias Pereira
Neymar x Modric: veja os números da batalha dos camisas 10 em busca das semis
Neymar x Modric: veja os números da batalha dos camisas 10 em busca das semisAFP
Na próxima sexta-feira (9), às 16h (de Brasília), a Seleção Brasileira encara a Croácia, no Education City, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. Uma partida que colocará frente a frente dois dois melhores jogadores do mundo em atividade e que levam o número 10 nas costas: Neymar e Luka Modric. Os dois possuem estilos diferentes, mas são extremamente reconhecidos pelo talento e pela visão de jogo. São os craques do confronto que definirá um semifinalista do Mundial.

Aos 37 anos, esta é a última Copa do Mundo de Luka Modric. Uma jornada que começou na Alemanha, em 2006, quando disputou dois jogos. O croata era reserva, ainda com a camisa 14, e viu do banco sua seleção ser derrotada pelo Brasil por 1 a 0, com gol de Kaká. Em 2014, já era o dono da 10 da Croácia e esteve em campo no jogo de abertura da Copa no Brasil, quando os europeus foram derrotados pelo Brasil por 3 a 1 — inclusive com gol de pênalti de Neymar. 

Eleito o melhor do mundo em 2018, Modric é considerado o maior jogador croata da história. Na atual composição da seleção, é possível perceber a importância de Modric para a equipe. Contra o Japão, seu mapa de calor indica a presença em todos os setores do campo, destacando a intensidade no meio, especialmente pelo lado direito, seja no setor ofensivo ou no defensivo.

O mapa de calor de Modric no jogo contra o Japão
O mapa de calor de Modric no jogo contra o JapãoOpta by Stats Perform

É possível vê-lo com múltiplas funções de volante e também de criador de jogadas. A inteligência de Modric o faz ser um jogador extremamente letal para quebrar linhas, além de finalizar bem. Há de se destacar que contra o Brasil ele terá um embate direto no setor de meio-campo contra um ex-companheiro de clube: Casemiro, ex-Real Madrid, hoje no Manchester United

Neymar, de 30 anos, chega à sua terceira Copa do Mundo como uma das estrelas da Seleção Brasileira. Com 76 gols em 123 partidas com a camisa verde e amarela, o craque está a um de igualar Pelé em número de tentos em jogos oficiais pelo Brasil. Seu retorno foi essencial nas oitavas para um jogo tranquilo e dominante do time comandado por Tite, que goleou a Coreia do Sul por 4 a 1 — com gol de pênalti de Neymar. 

Neymar e sua movimentação contra a Coreia do Sul
Neymar e sua movimentação contra a Coreia do SulOpta by Stats Perform

O camisa 10 brasileiro ainda está em busca de uma atuação dominante no Mundial do Catar, após jogos convincentes no PSG na atual temporada — são 15 gols e 11 assistências em 20 jogos. No atual esquema tático de Tite, Neymar tem liberdade, mas seu posicionamento é mais acentuado no lado esquerdo do campo, trabalhando em conjunto com Vinícius Júnior. O mapa de calor mostra o camisa 10 até mesmo na fase defensiva, ajudando no setor esquerdo.

Brasil e Croácia prometem travar uma grande batalha na próxima sexta-feira (9). É preciso lembrar que os europeus chegaram à decisão da última Copa do Mundo, contra a França, depois de avançar duas vezes nos pênaltis e uma na prorrogação. Contra o Japão, no Mundial deste ano, a classificação veio novamente nos pênaltis.

Contra defesas firmes dos dois lados, as habilidades de Neymar e Modric serão colocadas à prova. 

Acompanhe tudo sobre a Copa do Mundo no Flashscore