NFL: Virada dos Jaguars entra no top 5 das maiores da história dos playoffs
Agora você já sabe que um dos jogos que estão dentro desse ranking é o do Jacksonville Jaguars contra o Los Angeles Chargers no último sábado (14). Mas quais são os outros quatro em que uma das equipes perdeu uma grande vantagem para se despedir dos playoffs? Veja a lista abaixo:
1. Buffalo Bills 41-38 Houston Oilers | Wild Card de 1993 | 32 pontos
O que aconteceu neste jogo teve tanto impacto entre os fãs de futebol americano que o batizaram com o apelido de "A virada". O Buffalo Bills deu aos seus torcedores uma lembrança inesquecível ao superar uma desvantagem de 3-35 ao fim do terceiro quarto.
Foi a maior virada na história da NFL até os Vikings reverterem um 33 a 0 contra os Colts na semana 15 desta temporada. E, claro, ninguém ainda bateu o recorde dos Bills de 1992 em uma pós-temporada.
Curiosamente, os Bills perderam o quarterback titular antes do jogo e tiveram de recorrer ao reserva Frank Reich para enfrentar os Oilers. Ele acabou sendo decisivo com quatro passes para touchdown no quarto período.
O jogo foi para a prorrogação graças a um field goal dos Oilers, mas Buffalo venceu na prorrogação. Os Bills chegaram ao Super Bowl XXVII com seu quarterback titular, Jim Kelly, já recuperado, mas não conseguiram chegar à vitória. Eles perderam por 52 a 17 contra o Dallas Cowboys no Rose Bowl, em Pasadena.
2. Indianapolis Colts 45-44 Kansas City Chiefs | Wild card de 2014 | 28 pontos
A segunda virada do ranking é bem mais recente, como todas as que faltam para fechar o Top 5. O Indianapolis Colts comandado por Andrew Luck fechou a temporada regular com campanha 11-5 e se complicou bastante contra o Kansas City Chiefs, que era um time bem mais fraco do que é hoje com Patrick Mahomes.
O quarterback aposentado prematuramente estava determinado a entregar a vantagem para Kansas City, lançando três interceptações. No entanto, acabou compensando ao passar para quatro touchdowns e selar uma das maiores reviravoltas de todos os tempos na NFL.
TY Hilton, recebedor dos Colts que agora joga pelos Cowboys, foi outro jogador importante nesta vitória. Ele recebeu 13 passes para 224 jardas e dois touchdowns.
3. Jacksonville Jaguars 31-30 Los Angeles Chargers | Wild card de 2023 | 27 pontos
O pódio é fechado pelo duelo que nos levou a trazer de volta os outros quatro feitos. Trevor Lawrence e seus Jaguars deixaram os torcedores dos Chargers com esperanças, ao ir para o intervalo com 27 a 0. No final, a classificação foi obtida por Jacksonville, que enfrentará os Chiefs no sábado (21), às 18h30.
O promissor quarterback da franquia da Flórida viveu um pouco do que aconteceu com Andrew Luck no jogo anterior. Ele teve um primeiro tempo desastroso em que foi interceptado quatro vezes. Para a sorte de sua equipe, após o reinício, ele se recuperou e distribuiu quatro passes para touchdown para quatro companheiros diferentes.
Lawrence foi muito bem apoiado no jogo corrido por Travis Etienne Jr., com 109 jardas, e conseguiu vencer o duelo dos quarterbacks da next gen contra o também talentoso Justin Herbert.
Com o avanço dos Jaguars para a próxima rodada, teremos um confronto contra os Chiefs de Patrick Mahomes, que pode ser o mais divertido de todo o fim de semana. Duas equipes focadas no jogo ofensivo e que prometem colocar muitos pontos no placar.
4. New England Patriots 34-28 Atlanta Falcons | Super Bowl LI, 2017 | 25 pontos
Também incluído nesta lista está provavelmente o melhor Super Bowl de todos os tempos. Em 5 de fevereiro de 2017, no estádio dos Texans, todas as estrelas se alinharam para Tom Brady e cia.
Depois de estar perdendo por 28 a 3 no terceiro quarto contra o Atlanta Falcons, o GOAT começou a distribuir passes para destruir a vantagem dos rivais. A defesa o apoiou ao parar todas as tentativas de Atlanta, para que ele pudesse levar o jogo para a prorrogação. No tempo extra, os Patriots receberam a bola primeiro e não perdoaram, fechando a noite com o segundo touchdown de James White para erguer o quinto troféu do Super Bowl.
5. Kansas City Chiefs 51-31 Houston Texans | Semifinais de Conferência de 2020 | 24 pontos
Deve-se ressaltar que essa se tornou uma das maiores viradas da história da NFL só por um grande salto alto dos Chiefs. Em um duelo em que Kansas City se apresentava como uma das equipes mais dominantes dos últimos tempos, o relaxamento dos comandados de Andy Reid os levou a uma desvantagem de 24 a 0 no primeiro tempo. Eles se recuperaram rapidamente e, antes do intervalo, já venciam por 28 a 24.
Não houve emoção. Os Texans não eram um adversário sólido para os Chiefs. Liderados por um grande Patrick Mahomes — 321 jardas passadas, 53 corridas e cinco touchdowns —, os campeões da NFL acabaram levando a melhor com 20 pontos de vantagem.