Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Números mostram a qualidade dos 11 titulares de França e Argentina

Números mostram a qualidade dos 11 titulares de França e Argentina
Números mostram a qualidade dos 11 titulares de França e ArgentinaAFP
O embate entre Argentina e França, pela final da Copa do Mundo, neste domingo, às 12h (horário de Brasília), também passa pelo confronto direto de jogadores de mesmas posições. A boa atuação individual tem tudo para potencializar o que o coletivo vai apresentar no jogo que vai definir o mais novo campeão. Dos dois lados, estarão peças-chave prontas para fazer a diferença, com pequenos detalhes podendo contribuir no resultado final.

O Flashscore fez comparações entre os 11 possíveis titulares da decisão deste domingo, mostrando alguns dos dados mais representativos dos atletas referentes às suas posições e funções.

Acompanhe a final da Copa do Mundo no Flashscore 

Goleiros

 Os dois times contam com elementos debaixo das traves que transmitem segurança para sua defesa, situação fundamental em momentos de decisão. Durante todo o Mundial, Martínez e Lloris mostraram porque são titulares de duas das maiores potências do planeta, não deixando dúvidas sobre sua capacidade e merecimento. 

Martínez e Lloris mostraram segurança do começo ao fim da Copa
Martínez e Lloris mostraram segurança do começo ao fim da CopaOpta by Stats Perform

O menor número de gols sofridos e recuperações de bola de Lloris tem relação direta com um jogo a menos feito pelo francês, uma vez que, no último jogo da fase de classificação, Deschamps preferiu preservar todo o seu time titular. Por outro lado, o número de defesas de Lloris foi o dobro da de Martínez, mostrando como a defesa europeia sofreu mais do que a sul-americana no Mundial.  

Laterais

Nas duas alas dos finalistas, jogadores discretos mas efetivos na sua parte tática, que jogam para o time e não costumam comprometer.

Comparação entre laterais-direito de França e Argentina
Comparação entre laterais-direito de França e ArgentinaOpta by Stats Perform

Com a função de defender, mas também apoiar o ataque, o quarteto tem sua importância para a consolidação da defesa, sendo também peça importante no apoio.  

Acuña deve ser o escolhido de Scaloni para começar a final
Acuña deve ser o escolhido de Scaloni para começar a finalOpta by Stats Perform

Zagueiros

Romero, Otamendi, Varane e Upamecano estão entre os melhores do mundo em suas posições. Mostrando segurança e firmeza, são pilares dos times desde o primeiro jogo, sem mostrar grandes oscilações que pudessem colocar em dúvida sua efetividade dentro do time.  

Defesa de Argentina e França também rende um bom duelo internacional
Defesa de Argentina e França também rende um bom duelo internacionalOpta by Stats Perform
Zagueiros finalistas estão entre os melhores do mundo
Zagueiros finalistas estão entre os melhores do mundoOpta by Stats Perform

Volantes

Com a responsabilidade de preencher espaços e fazer uma forte marcação no meio-campo, os volantes de Argentina e França também se destacam pela qualidade na saída de jogo e suporte na transição entre defesa e ataque.

PS: No caso abaixo, a comparação acontece entre um zagueiro (Lisandro Martinez) e um volante (Tchouameni), já que, segundo a imprensa argentina, Scaloni deve ir a campo com uma formação de cinco homens na defesa.

Lisandro Martinez não jogou com a mesma frequência que Tchouameni no Mundial
Lisandro Martinez não jogou com a mesma frequência que Tchouameni no MundialOpta by Stats Perform

O número de passes decisivos e chutes a gol comprovam como a volância finalista pratica um futebol moderno, que vai muito além de suas obrigações defensivas, chegando à frente com qualidade e aparecendo como elemento-surpresa.

Disputa no meio de campo na final promete ser intensa
Disputa no meio de campo na final promete ser intensaOpta by Stats Perform

Parte ofensiva

Aqui está um capítulo à parte das duas seleções, com mais de uma peça que tem "enchido" os olhos da mídia e dos torcedores desta Copa do Mundo. Cada time conta com um artilheiro e um vice da Copa. 

De Paul e Griezmann são alguns dos destaques dos finalistas da Copa
De Paul e Griezmann são alguns dos destaques dos finalistas da CopaOpta by Stats Perform

Seja dentro da área, pelos lados do campo ou como "pontas de lança", os dois times contam com opções de extrema qualidade que podem decidir o Mundial em apenas uma bola.  

França e Argentina contam com peças-chave entre seus atacantes
França e Argentina contam com peças-chave entre seus atacantesOpta by Stats Perform

Estarão em campo, de cada um dos lados, artilheiros (e vices) da Copa e responsáveis por assistências precisas que deixaram os companheiros em situações favoráveis para encaminhar a presença na grande decisão.  

Giroud e Álvarez mostraram poder de decisão neste Mundial
Giroud e Álvarez mostraram poder de decisão neste MundialOpta by Stats Perform

Certamente neste setor do campo estará um espetáculo que tem tudo para deixar os torcedores em êxtase na página final da Copa do Mundo.     

Mbappé e Messi são os atuais artilheiros da Copa
Mbappé e Messi são os atuais artilheiros da CopaOpta by Stats Perform

Caminhos para a vitória

Opções não faltam dos lados de Argentina e França para superar um adversário que tem tudo para valorizar a conquista da Copa do Mundo. As alternativas, no entanto, precisam ser bem pensadas e decididas para terem o efeito desejado. Apontamos aqui alguns caminhos prós e contras que podem favorecer França e Argentina no momento mais decisivo da Copa do Mundo. 

Argentina

"Espelho" - Jogar de acordo com o adversário, mostrando boa capacidade de adaptação e transformação, bem no meio de um Copa do Mundo, funcionou por mais de uma vez para a Argentina neste Mundial. A obediência tática dos jogadores é fundamental neste processo, assim como a escolha das peças que precisam cumprir sua missão. Scaloni tem grande mérito na presença da Argentina na decisão. 

Dúvidas do adversário - Nos últimos dias, a França se viu sem jogadores em virtude do "vírus do camelo". Jogadores importantes ficaram de fora da semifinal e das últimas atividades, todos com sintomas da gripe. Escalação do time tem tudo para ser confirmada somente no vestiário, com algumas surpresas podendo aparecer. Seria, neste caso, um caminho menos complicado para a Argentina?

Força do meio-campo - Nomes como De Paul, McAllister e Enzo Fernandez dão importante consistência no meio-campo argentino. A trio tem se entendido bem, variando entre eles funções como marcar forte, quebrar linhas e encontrar passses precisos. 

De Paul esteve presente em todos os jogos da Argentina na Copa
De Paul esteve presente em todos os jogos da Argentina na CopaAFP

Na área ou pelo lado? A capacidade de Julián Álvarez para finalizar e também servir os companheiros pode fazê-lo jogar em diferentes posições, inclusive na mesma partida. O jovem de 22 anos do Manchester City tem aproveitado muito bem as oportunidades dentro do Mundial. Foi titular somente no terceiro jogo e já ocupa a vice artilharia. Mostrou poder de decisão na semifinal contra a Croácia ao anotar dois dos três gols argentinos e sofrer a penalidade do outro. 

Messi - o lado genial de Lionel pode surgir a qualquer momento, basta a bola estar em seus pés. São necessários poucos toques para deixar um companheiro em situação de marcar ou ele mesmo definir como poucos. O argentino é o artilheiro da Copa com cinco gols, ao lado de Mbappé. Será preciso atenção redobrada da França em cima do jogador do PSG. 

Messi pode fechar possível presença em Copas com título inédito na carreira
Messi pode fechar possível presença em Copas com título inédito na carreiraAFP

França

Bola aérea - A presença de Giroud pode ser bem explorada pelo time francês. Sua altura e força física podem levar a melhor sobre os zagueiros argentinos. 

Um quarteto para poucos - Griezmann, Dembelé, Giroud e Mbappé formam um quadrado dos mais temidos no cenário internacional. Griezmann soube se reinventar em nova posição, mais recuado, entregando um resultado que, talvez, nem todos esperavam. Mbappé é o artilheiro da Copa com cinco gols e Giroud o vice, com quatro. Griezzmann e Dembelé ainda cumprem bem a função defensiva ao se transformarem em "secretários" dos laterais. 

Giroud e Griezmann são dois dos destaques franceses na Copa
Giroud e Griezmann são dois dos destaques franceses na CopaAFP

Mbappé - o poder de decisão mostrado pelo atacante do PSG é extraordinário. O jovem de 23 anos alia habilidade com velocidade, força e precisão. Este, certamente, é um dos maiores trunfos da França. 

Defesa sem convencer - O fato de ter chegado às semifinais sofrendo gol em todos os jogos desperta uma vulnerabilidade que pode ser ainda mais explorada por um adversário com a capacidade ofensiva da Argentina. 

Mbappé e Deschamps vão em busca de repetir este gesto de 2018
Mbappé e Deschamps vão em busca de repetir este gesto de 2018AFP

Confrontos diretos

Argentina e França fazem um confronto de potências do mundo da bola neste domingo, completando o 13° jogo entre as seleções na história.

Confira os números deste duelo:

12 JOGOS

6 VITÓRIAS DA ARGENTINA

3 VITÓRIAS DA FRANÇA

3 EMPATES

 

3 JOGOS EM COPAS DO MUNDO

2 VITÓRIAS DA ARGENTINA

1 VITÓRIA DA FRANÇA

 

Confira abaixo a lista de todas as partidas entre Argentina e França:

• 15/07/1930 - França 0 x 1 Argentina - Copa do Mundo

• 03/06/1965 - França 0 x 0 Argentina - Amistoso

• 08/01/1971 - Argentina 3 x 4 França - Amistoso

• 12/01/1971 - Argentina 2 x 0 França - Amistoso

• 25/06/1972 - Argentina 0 x 0 França - Taça Independência

• 18/05/1974 - França 0 x 1 Argentina - Amistoso

• 26/06/1977 - Argentina 0 x 0 França - Amistoso

• 06/06/1978 - Argentina 2 x 1 França - Copa do Mundo

• 26/03/1986 - França 2 x 0 Argentina - Amistoso

• 07/02/2007 - França 0 x 1 Argentina - Amistoso

• 11/02/2009 - França 0 x 2 Argentina - Amistoso

• 30/06/2018 - França 4 x 3 Argentina - Copa do Mundo