O 1° campeonato de futebol da Ásia Central será realizado sem a convidada Rússia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O 1° campeonato de futebol da Ásia Central será realizado sem a convidada Rússia

Irã é o grande favorito ao título
Irã é o grande favorito ao títuloDivulgação
O primeiro campeonato de futebol da Ásia Central será disputado em junho sem a Rússia, que foi excluída de todas as competições internacionais pela FIFA e pela UEFA após a invasão da Ucrânia, apesar de ter sido convidada.

O sorteio da competição, realizado em Dushanbe, capital do Tajiquistão, confirmou a ausência da equipe russa.

A Federação Russa, que havia sido convidada, recusou-se a participar esta semana, alegando uma agenda sobrecarregada. Por sua vez, o técnico Valery Karpin justificou sua recusa apontando os gramados artificiais, que ele disse serem propensos a lesões, e as altas temperaturas.

Na ausência da Rússia, sete equipes se enfrentarão no torneio amistoso organizado pela Federação da Ásia Central, que pertence à Confederação Asiática de Futebol (CAF).

Os seis membros da Federação da Ásia Central (Afeganistão, Irã, Quirguistão, Uzbequistão, Tajiquistão e Turcomenistão) jogarão nessa competição, além de Omã, membro da CAF da Península Arábica, que foi convidado para essa primeira edição.

O Cazaquistão, embora geograficamente faça parte da Ásia Central, não participará, pois é membro da UEFA e não da CAF.

O favorito do torneio, o Irã, enfrentará o Quirguistão e o Afeganistão no Grupo B, enquanto o Grupo A colocará frente a frente Uzbequistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Omã.

O sorteio foi realizado dias antes de o chefe da FIFA, Gianni Infantino, visitar o Tadjiquistão e o Quirguistão.

As partidas serão realizadas de 10 a 20 de junho nas capitais do Uzbequistão e do Quirguistão, Tashkent e Bishkek, respectivamente.

A Rússia, excluída das eliminatórias para a Eurocopa de 2024, até o momento se recusou a deixar a UEFA, apesar de suas ameaças de se juntar à Confederação Asiática.

Desde sua exclusão, a equipe russa disputou amistosos contra quatro equipes da Federação da Ásia Central, com uma vitória e três empates.