Edição de 2024 da Olimpíada de Paris divulga seu pôster oficial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olimpíada de Paris divulga pôster "surreal" e "abundante"

Tony Estanguet, canoísta francês, em frente ao pôster dos Jogos de Paris
Tony Estanguet, canoísta francês, em frente ao pôster dos Jogos de ParisDIMITAR DILKOFF/AFP
Um díptico "abundante" e "surreal" deu origem ao pôster dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris. A arte foi apresentada nesta segunda-feira (4), no Musée d'Orsay, antes de ser colocada "em toda Paris" nesta semana.

Projetados pelo ilustrador Ugo Gattoni, que não é estranho a afrescos e desenhos "performáticos ", como ele mesmo diz, os pôsteres levaram 2.000 horas para serem criados. Eles foram revelados em grande formato na nave do Musée d'Orsay, um dos principais museus de Paris.

Cada edição dos Jogos Olímpicos desde 1912 teve seu próprio pôster. Para esta XXXIII edição, é um díptico com uma seção olímpica e uma seção paraolímpica, nas cores da carta gráfica olímpica.

O pôster de Paris 2024 apresenta com destaque a Torre Eiffel, com o Stade de France circundando-a como uma boia, uma quadra de tênis em cadeira de rodas no topo do Arco do Triunfo e, em primeiro plano, um mergulhador subindo sobre o Sena verde-claro: a fantasia é a ordem do dia.

"Eu queria algo épico, grandioso, mas também uma sensação de celebração alegre, cheia e transbordante", explicou o artista em uma coletiva de imprensa antes da apresentação oficial de seu trabalho. "É uma aposta surrealista na qual tentamos manter muita poesia e humor", ele resume.

Ao fundo, o porto de Marselha, onde serão realizadas as provas de vela, e a onda de Teahupo'o, no Taiti, que sediará o surfe. Por toda parte, milhares de pequenos personagens, "feitos à mão" e "artesanais", explica Joachim Roncin, diretor responsável pelo design do Comitê Organizador Olímpico, em um momento em que a inteligência artificial está gerando imagens e desenhos.

Os jardins de Versalhes se reúnem em frente à Torre Eiffel. Oito mascotes, os "Phryges", brinquedos vermelhos de pelúcia no formato de um boné frígio, estão escondidos nesse design muito rico. Não há bandeira francesa - ao contrário do pôster dos Jogos de 1924, onde ela aparecia atrás de homens de peito nu - mas uma Marianne e o logotipo "Paris 2024".

"Durante quatro meses, eu me fechei em meu estúdio, dia e noite", explicou Ugo Gattoni. "É um pôster que precisa funcionar daqui a 100 anos", acrescentou.

Gattoni, cujas colaborações também incluem lenços Hermès, salpicou seu pôster olímpico com um material rosa "voador" que "se multiplica". Esta é sua marca registrada, que ele chama de "blump" e insere em todos os seus designs.

O artista, que estudou natação e queria ser um "nadador profissional", assinou seu primeiro afresco, de 10 metros de comprimento, desenhado com uma caneta rotring, ao sair da escola de arte.

Seu pôster oficial para os Jogos Olímpicos (26 de julho a 11 de agosto) e para os Jogos Paralímpicos (28 de agosto a 8 de setembro) estará à venda, assim como produtos de merchandising (pôsteres para colorir, quebra-cabeças, etc.).

Mencionados