Opinião: Cruzeiro enfrenta turbilhão com Wallace suspenso e tapa de López em adversário
Mas, na segunda-feira, o oposto Wallace se viu envolvido em polêmica ao postar enquete sobre um possível tiro no presidente Lula. O afastamento do jogador, realizado pelo seu clube e também pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), nas horas posteriores, era apenas um dos capítulos que o Sada Cruzeiro teria que conviver durante a semana.
No sábado, não bastando o time chegar desfalcado de Wallace para o clássico contra o Minas Tênis Clube, uma nova situação desconfortável. Durante o jogo diante do rival, o ponta cubano López, desferiu um tapa no rosto do oposto Paulo, que estava do outro lado da rede.
López foi excluído da partida, que terminou com derrota azul, e já está fora do próximo duelo. Ele tem tudo para fazer companhia à Wallace como desfalque nas próximas partidas do time. Os dois cruzeirenses mostraram-se arrependidos dos seus gestos, pediram desculpas, mas o estrago já estava feito.
Sigo assistindo repetidamente as imagens da agressão do cubano, sem conseguir acreditar. Há poucas semanas, estive com ele, em entrevista para o podcast Bora pra Resenha, com o jogador me fazendo ter as melhores impressões possíveis de sua postura dentro e fora de quadra.
Confira a classificação da Superliga masculina de vôlei
Fiz contato com a assessoria para saber a posição do clube e do jogador, recebendo a seguinte resposta. "O Sada Cruzeiro lamenta profundamente o ocorrido. Tivemos uma semana difícil, para toda a equipe, o que não justifica a atitude do jogador López, que reconheceu que errou e pediu desculpas pelo ato. Ressaltamos que o Sada Cruzeiro não compactua e repudia toda e qualquer forma de violência. A equipe passa por um momento conturbado e a direção permanece atenta aos desdobramentos e às medidas que serão tomadas".
Com seis pontos de diferença sobre o segundo colocado, o Vôlei Renata, não imagino no Cruzeiro tendo grandes dificuldades para garantir sua classificação para a segunda fase da Superliga masculina de vôlei entre as primeiras posições. Mas é certo que o momento não é favorável e requer, antes de tudo, frieza e inteligência emocional.
Sada Cruzeiro afasta Wallace após post sobre tiros em Lula
O que estava ruim, ficou ainda pior após uma atitude intempestiva e desnecessária do cubano, que nunca havia demonstrado uma única ação parecida de indisciplina ou agressividade. Wallace, por outro lado, nunca escondeu sua preferência política, o fazendo receber críticas de alguns torcedores. Até aí, tudo bem, cada um tem seu lado. Mas incitar a violência foi além da conta.
Gancho por vir?
Os dois passaram do limite e têm tudo para pegar um "gancho" exemplar, fazendo o técnico Filipe Ferraz se virar com o que tem no elenco. O ponta Rodriguinho, que estava fazendo as vezes de oposto na ausência de López, vai virar titular absoluto assim que a punição de López vier.
Sem Wallace, o jovem Oppenkoski, de apenas 22 anos, assumiu a titularidade, com uma dúvida aparecendo sobre quem entrará nas inversões, uma vez que Rodriguinho estará em quadra. Vale lembrar que Rodriguinho, na atual temporada, deu um chute no oposto Darlan, do Sesi, durante confronto dos dois times, em uma outra atitude desnecessária de um jogador importante do elenco.
Três gestos fora do tom em uma única temporada é demais para qualquer clube. Esse é o menor dos problemas para o Cruzeiro, que conta com um elenco de qualidade e um treinador preparado para se virar em momentos como este.
Mas não tenham dúvidas de que tudo pode piorar em questão de dias. Basta uma atitude impensada, uma postagem sem utilidade ou uma fala fora de propósito para o clube se ver em mais uma polêmica. É tudo que o Cruzeiro não quer em um momento como este.
Por isso, digo e repito: o tempo é o maior aliado. A torcida do lado azul é para a poeira baixar o quanto antes, para que as punições não sejam tão pesadas (departamento jurídico terá trabalho) e que os resultados positivos façam o time ser falado de uma maneira bem vista em breve, deixando todos os incidentes recentes de lado.
Se será breve ou não, ainda não se sabe. Se os resultados começarem a não aparecer a curto prazo, não tenham dúvidas de que os nomes de López e Wallace seguirão reverbereando, com status de "culpados" pelas possíveis dificuldades encontradas dentro de quadra. E imaginar que tudo isso era muito possível de ser evitado. Com um clique a menos e uma respirada a mais.