Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Opinião: Vinícius Júnior tem tudo para ser o maior brasileiro desde Ronaldo

Guilherme Bianchini
Vini Jr. vive grande momento no Real Madrid
Vini Jr. vive grande momento no Real MadridDivulgação/Real Madrid
Aos 22 anos, Vinícius Júnior já é protagonista do maior clube do mundo. Fez gol de título da Liga dos Campeões. Aparece toda semana como destaque no futebol europeu. E restam poucas dúvidas sobre ser o melhor jogador brasileiro em atividade. É muita coisa para alguém com tão pouco tempo de carreira.

Uma atuação como a de Vini Jr. na goleada do Real Madrid sobre o Liverpool, em pleno Anfield Road, pode nos fazer cair na tentação do exagero retórico. E comparações são sempre traiçoeiras, ainda mais entre um jogador em atividade e lendas do esporte. Mas fechar os olhos para o talento e os feitos de Vinícius é subestimar o potencial de quem já está entre os melhores do mundo e encanta sempre que tem a bola em seus pés.

Para quem lê o título, três nomes devem vir à cabeça ao questionar a afirmação: e Ronaldinho Gaúcho? E Kaká? E Neymar? 

É claro que Vinícius Júnior ainda não superou nenhum desses. Ronaldinho e Kaká também brilharam por clubes gigantes na elite europeia e ainda conquistaram o prêmio de melhor jogador do mundo. Ainda assim, o patamar que Vini Jr. atingiu com apenas 22 anos e as evidências de que está em constante evolução levam a crer que sua longevidade no mais alto nível do futebol será bem maior.

Ronaldinho chegou ao Barça com 23 anos, enquanto Vini foi para o Real com 18
Ronaldinho chegou ao Barça com 23 anos, enquanto Vini foi para o Real com 18Real Madrid/AFP

Com Neymar, a comparação é diferente. Mesmo se a análise for do jogador que tinha a mesma idade de Vinícius, quase uma década atrás, o atual camisa 10 do Brasil e do Paris Saint-Germain talvez esteja à frente em qualidade. O então Menino Ney já tinha a responsabilidade de ser a maior referência da Seleção em uma Copa e era um dos protagonistas de um trio de ataque histórico com Messi e Suárez no Barcelona.

Força mental

Uma combinação de escolhas erradas na carreira, lesões em momentos importantes e fatores extracampo, porém, impediu Neymar de atingir tudo aquilo que parecia mera questão de tempo. E discordo de quem acha que ele não é comprometido ou que tem pouco foco, mas Vini Jr. parece estar alguns degraus acima na preparação mental — e isso pode ter a ver com as pessoas que o cercam.

Essa força em momentos de adversidade faz de Vinícius Júnior uma joia rara. Desde muito cedo, o brasileiro aprendeu a conviver com as críticas e admitir seus pontos fracos em vez de tratá-los com desdém ou atacar quem o julgou.

No início da trajetória de Vini no Real Madrid, por exemplo, muito se comentava sobre suas falhas na finalização e o baixo número de gols. Ele reconheceu que precisava melhorar, evoluiu e hoje divide a artilharia da equipe com Karim Benzema. Na época, ainda foi modesto ao se comparar com o inglês Raheem Sterling, que sofria as mesmas críticas e passou a ser mais goleador.

Vini Jr. colhe os frutos da maturidade que sempre demonstrou
Vini Jr. colhe os frutos da maturidade que sempre demonstrouAFP

Críticas técnicas à parte, Vinícius Júnior sofre com frequentes insultos racistas na Espanha e lida semanalmente com ambientes hostis nos estádios de LaLiga. O brasileiro não deixa de se posicionar com firmeza sobre o assunto e cobrar medidas contundentes das autoridades. Em campo, segue dando show e bailando.

É essa união de excelência técnica e força mental que torna gigante o otimismo sobre o futuro de Vini Jr. E assim como foi para os outros craques citados, restará uma pendência: o brilho com a Seleção Brasileira. O debate pode acabar em 2026.