Organização afirma que nenhum jogador ou clube sabe quem ganhou o prêmio Bola de Ouro
“Todos os clubes e jogadores são tratados igualmente”, acrescentou a fonte, lembrando as rígidas regras de confidencialidade que foram decididas para a edição de 2024, cujos vencedores serão anunciados em uma festa de gala em Paris na segunda-feira.
Convencido de que Vini Jr. não será o vencedor do prêmio, apesar de começar como favorito, o Real Madrid decidiu não viajar para a capital francesa e não terá uma delegação no Théâtre du Châtelet.
“Se os critérios do prêmio não proclamam Vinicius como vencedor, os mesmos critérios deveriam proclamar Carvajal como vencedor. Como isso não aconteceu, é óbvio que a Bola de Ouro da UEFA não respeita o Real Madrid. E o Real Madrid não está onde não é respeitado”, disse o clube de Madri à AFP.
Os organizadores da Bola de Ouro decidiram inovar este ano, mantendo a identidade do vencedor em segredo até o final para evitar qualquer vazamento para a imprensa. Nos anos anteriores, o nome do vencedor foi revelado confidencialmente dias antes da cerimônia. Todos os indicados foram convidados para a cerimônia em Paris.
A ausência dos jogadores do Real Madrid e a declaração do clube sugerem que nem Vinicius, nem Dani Carvajal ou Jude Bellingham, vencedores da Liga dos Campeões do clube, receberão o troféu, deixando o caminho livre para o meio-campista espanhol Rodri, do Manchester City. Vencedor da EURO 2024 com La Roja, Rodri foi nomeado o Jogador do Torneio da UEFA.
A Bola de Ouro é concedida por um júri de jornalistas que representam as 100 principais nações no ranking da FIFA.