Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Organizadores de Paris 2024 insistem que vila olímpica será entregue dentro do prazo

Os anéis olímpicos são vistos em frente ao Hotel de Ville City Hall, em Paris.
Os anéis olímpicos são vistos em frente ao Hotel de Ville City Hall, em Paris.Reuters
A construção da vila olímpica está dentro do prazo e do orçamento, pois os organizadores prometem realizar Jogos seguros, disse na sexta-feira o diretor geral de Paris 2024.

"A maioria dos meus colegas no passado foram enfatizados sobre a entrega das infra-estruturas. Devo dizer que não estou desse lado com Paris 2024. Estou muito calmo e sereno, vamos entregar dentro do prazo e do orçamento", disse Etienne Thobois do alto de um dos prédios.

"Tomaremos conta da vila daqui a um ano. A construção estará concluída em janeiro e a vila será totalmente entregue em março".

"Conversamos com as autoridades locais para construir um novo bairro para o futuro nesta área e depois nos adaptarmos para fazer uma vila olímpica", explicou Thobois.

"A idéia era construir um bairro que seria utilizado como uma vila olímpica, e não o contrário. Isso nos garante que estaremos à altura das expectativas".

Cerca de 6.000 pessoas viverão no bairro, que se estende pelas cidades suburbanas de Saint Ouen, Saint Denis e L'Ile Saint Denis.

"Os vários edifícios terão um uso final que será diferente, alguns serão habitações sociais, alguns serão habitações privadas, alguns serão escritórios, assim como os serviços públicos", disse Thobois.

"E, durante os Jogos, o uso do edifício poderá ser diferente, porque precisaremos do maior número possível de camas. Portanto, isso significará uma transformação. É um pouco de trabalho extra, mas é mais uma vez a garantia de que o legado será melhor tratado".

"Desde 2017, nosso orçamento tem permanecido o mesmo em euros constantes", disse Nicolas Ferrand, diretor geral da SOLIDEO, o órgão público responsável pela entrega das infra-estruturas olímpicas e paraolímpicas, aos repórteres.

Não haverá ar condicionado nas salas dos atletas em Paris 2024, mas um sistema de resfriamento será utilizado em seu lugar.

A segurança, entretanto, tem sido um tema quente após o fracasso da Liga dos Campeões de 2022 e em meio a tensões sobre a reforma do sistema de pensões.

"A segurança também tem sido um problema nos Jogos anteriores e tem estado no centro de nosso pensamento desde o início", disse Thobois.

"Entendo que temos uma democracia bastante animada na França e definitivamente são coisas que levamos em consideração. Haverá uma delegacia de polícia dentro da vila e segurança extra nos transportes públicos", acrescentou ele com um sorriso.