Os 5 destaques individuais do Palmeiras campeão brasileiro de 2022

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Os 5 destaques individuais do Palmeiras campeão brasileiro de 2022

Os 5 destaques individuais do Palmeiras campeão brasileiro de 2022
Os 5 destaques individuais do Palmeiras campeão brasileiro de 2022Cesar Greco/Palmeiras
Os talentos individuais sobressaem quando o coletivo faz a diferença. No Palmeiras campeão brasileiro de 2022, a maior força é do grupo comandado pelo técnico Abel Ferreira. Mas, em vários momentos, a capacidade de alguns jogadores falou mais alto para conduzir o time às vitórias que garantiram o 11º título no maior torneio do país.

Listamos aqui os cinco principais jogadores do Palmeiras na temporada.

Weverton

Considerado, há alguns anos, o melhor goleiro do país, ele não está, à toa, presente em várias das convocações da seleção brasileira. Weverton (34) chegou ao Palmeiras em 2018 já com o ouro olímpico nos Jogos Olímpicos de 2016 no currículo. 

Debaixo das traves e também um pouco mais distante delas, nas saídas de gol e nas reposições, o goleiro mostra-se um jogador completo para sua posição, com a recompensa de jogar uma Copa do Mundo prestes a se confirmar no próximo dia 7 de novembro. Tem contrato com o time alviverde até dezembro de 2025.

Gustavo Gómez

O zagueiro paraguaio de 29 anos parece estar no auge da sua carreira. Comanda a defesa como poucos e ganhou o status de capitão do time por sua liderança e capacidade técnica. Teve seu contrato assinado em definitivo em 2020 (até 2024), depois de dois vínculos seguidos por empréstimo, quando convenceu a diretoria palmeirense de que o investimento valeria a pena. 

Decisão acertada. Seja pelo alto, inclusive na parte ofensiva, anotando gols, como por baixo, Gómez é um pilar da defesa alviverde. Assim como Weverton, chegou ao Palmeiras em 2018, vindo do Milan, para colocar seu nome na história do clube. Em 28 jogos no Brasileirão de 2022, anotou nove gols, mostrando uma capacidade de levar perigo à área adversária que poucos zagueiros possuem.

Gustavo Scarpa

A temporada 2022 marca a despedida de Gustavo Scarpa (28) do Palmeiras. O meia está próximo de embarcar rumo à Premier League, onde vai encarar o desafio de defender o Nottingham Forest a partir do próximo ano. Enquanto muitos indicam ser uma decisão errada, por deixar um time de títulos, ele tem a certeza do novo patamar que pode alcançar na carreira, mesmo atuando em um dos times que deve brigar para fugir da segunda divisão inglesa. 

Scarpa tem, no pé esquerdo, uma habilidade disponível em poucos elencos do Brasil. Na bola parada, é um perigo constante, com sua qualidade também se mostrando presente com ela rolando. O jogador foi a solução quando o Palmeiras não pôde contar, em muitos jogos, com Raphael Veiga, tendo um substituto à altura para dar conta do recado. 

O meio-campo é mais um que chegou ao clube palestrino em 2018, precisando ter paciência para ter sua liberação pela Justiça depois de uma saída conturbada do Fluminense.

Scarpa entrou nas seleções de 2019 e 2022 da Copa Libertadores graças à regularidade e ao poder de decisão em jogos importantes das vitoriosas campanhas, seja com gols ou assistências. Na atual edição do Campeonato Brasileiro, são 33 jogos, seis gols e 12 assistências.

Rony

Rony (27) está no Palmeiras desde 2020, tendo em 2022 sua melhor temporada pelo clube. Os dois gols de bicicleta neste ano, que vieram após várias tentativas frustradas, foram um prêmio pelo esforço e pela insistência de mostrar-se diferenciado. 

Em 30 jogos no Brasileiro de 2022, são 12 gols e duas assistências. Ao lado de Dudu, Rony forma uma das duplas de ataque mais temidas do país pelo poder de definição preciso e apurado. Uma única chance é suficiente para resolver os jogos. 

Na Libertadores deste ano, sua estrela brilhou ainda mais com sete gols e uma assistência em 10 jogos, sendo fundamental na campanha que levou o time até a semifinal. 

Os títulos com a camisa do Palmeiras o alçaram a um lugar de destaque no time alviverde, sempre marcando presença na área dos adversários. 

Dudu

O fato de estar longe de ser um típico camisa 9 e atuar, muitas vezes, pelos lados do campo, não impede que Dudu (30) seja um grande artilheiro. O oportunismo é uma de suas marcas, aliado à velocidade e à capacidade de escapar dos zagueiros em um piscar de olhos. A altura de 1,66m contribui para a agilidade do jogador, que se tornou um ídolo da torcida pelo poder de decisão em horas cruciais

Dudu chegou ao Palmeiras em 2015 e teve um rápido empréstimo ao futebol árabe antes do retorno, para seguir dando sua dose de contribuição no caminho de sucesso do Palmeiras. Na atual edição do Brasileirão, em 35 jogos, marcou sete gols e deu outras oito assistências.