Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pan teve voos diretos para Paris, ausência de grandes nomes e mulheres no mais alto nível

AFP
Venezuelana Joselyn Brea ganhou duas medalhas de ouro
Venezuelana Joselyn Brea ganhou duas medalhas de ouroAFP
Os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 chegaram ao fim neste domingo (5) com dezenas de atletas que alcançaram o objetivo de obter uma vaga direta para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A competição aconteceu em uma data pouco frequente que impediu uma presença mais atraente de estrelas internacionais.

Atletas de 21 modalidades fizeram o voo sem escalas de Santiago a Paris, um fato inédito nos jogos continentais.

O tênis de mesa e o tiro com arco foram os últimos esportes que valeram vagas para a capital francesa, com suas disputas de despedida acontecendo no dia do encerramento em Santiago.

Essa foi a grande atração da competição continental na capital chilena: a classificação para Paris era tão importante quanto as medalhas de ouro.

Apesar disso, Santiago-2023 ficou devendo estrelas mundiais como a venezuelana Yulimar Rojas, campeã olímpica e mundial de salto triplo, e a ginasta norte-americana Simone Biles, 23 vezes campeã mundial.

A venezuelana, assim como outros atletas de renome, já havia obtido seu visto para Paris-2024 e não quis correr o risco de se lesionar.

Data incomum

Santiago-2023 se encerrou neste domingo em uma data incomum para essa competição, perto do final do ano, quando a maioria dos calendários esportivos já foi concluída e muitos atletas já alcançaram suas marcas para Paris.

"Quando os Jogos Pan-Americanos foram realizados no meio do ano, sempre tivemos uma boa competição, mas agora o Campeonato Mundial e a Liga Diamante acabaram", explicou Ximena Restrepo, vice-presidente sênior da World Athletics.

"Os atletas estão muito cansados e estão priorizando o descanso para começar a se preparar para a próxima temporada, quando teremos os Jogos Olímpicos", disse ela à AFP há alguns dias.

Top 5 no quadro de medalhas do Pan
Top 5 no quadro de medalhas do PanReprodução

Façanhas femininas

Em Santiago-2023, as mulheres representaram 48,4% dos quase 7.000 atletas presentes. Elas foram as protagonistas dos eventos mais importantes desses Jogos Pan-Americanos.

A venezuelana Joselyn Brea ganhou duas medalhas de ouro nos 5.000 m e nos 1.500 m e outra de valor inestimável: seu pai estava presente em sua vitória depois de seis anos sem vê-la.

Belén Casetta estava no radar de poucas pessoas, mas conquistou o primeiro ouro do atletismo argentino para o país após um retorno espetacular na corrida de obstáculos de 3.000 m seis meses após dar à luz.

Belén Casetta conquistou ouro seis meses após dar a luz
Belén Casetta conquistou ouro seis meses após dar a luzAFP

As jogadoras de futebol do Chile disputaram uma final quase impossível com uma goleira improvisada e chegaram perto do topo do pódio contra o México.

A nadadora canadense Maggie Mac Neil tornou-se a estrela do Pan com cinco medalhas de ouro, relegando ao topo do pódio estrelas internacionais como a campeã mundial dos 400m da República Dominicana, Marileidy Paulino, que optou por competir nos 200m.

Sempre eles

Como de costume, os Estados Unidos terminaram em primeiro lugar na contagem de medalhas em Santiago-2023, como aconteceu em 17 dos 19 Jogos Pan-Americanos, com exceção de Buenos Aires-1951 e Havana-1991, ambas as edições vencidas pelos anfitriões.

A equipe dos EUA ganhou 123 medalhas de ouro em Santiago, quase o dobro do Brasil (65), que também teve um ótimo desempenho.

O último degrau do pódio, por enquanto, é ocupado pelo México (51), com Canadá (46) e Cuba (30) também entre os cinco primeiros, ambos com bom desempenho.

Os Jogos de Santiago-2023 foram encerrados neste domingo à noite com uma cerimônia de encerramento e um show musical no estádio Bicentenário La Florida, em Santiago.

A cidade colombiana de Barranquilla sediará os próximos Jogos Pan-Americanos em 2027.