Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para Xavi, Real Madrid é favorito para clássico desta quinta pela Copa do Rei

François Miguel Boudet
Xavi lamenta os desfalques diante do maior rival
Xavi lamenta os desfalques diante do maior rivalAFP
Na véspera de enfrentar o Real Madrid no jogo de ida das semifinais da Copa do Rei da Espanha, nesta quinta-feira, às 17h (horário de Brasília), o técnico Xavi Hernández participou de entrevista coletiva. Diante dos repórteres, o técnico do Barcelona afirmou que o Real Madrid é o grande favorito para o confronto.

No último domingo, o Barcelona perdeu grande oportunidade de colocar o Real Madrid ainda mais longe do título da La Liga. Jogando fora de casa, o time catalão foi batido, por 1 a 0, pelo Almería. O resultado fez a diferença do Barça, na liderança, se manter em sete pontos.

O clima de pressão, apesar da distância, é nítido com o grande clássico se aproximando. Na coletiva, Xavi Hernández explicou que tentou provocar um questionamento geral no seu time após a derrota no último jogo, ainda no vestiário. Ele lembra das ausências que têm feito falta.

"Pedri é um jogador fundamental para nós, cresceu com a gente, melhorou na marcação, no passe e tem chegado mais à área adversária. É uma ausência importante, assim como Dembélé e  Lewandowski".  

Desfalcado

Sem estes três elementos cruciais no ataque, o Barça tem tido sua movimentação limitada, fator que faz com que Xavi veja o Real como favorito para o clássico. "É um adversário muito difícil de  enfrentar, que joga na transição com três a quatro toques para chegar na frente da área. Atualmente, são favoritos porque são os detentores do título na La Liga e na Liga dos Campeões" . 

No entanto, com a perspetiva de conquistar três títulos esta temporada, Xavi não esconde a satisfação em encontrar os seus inimigos: “Gosto desta rivalidade com o Real Madrid onde é preciso dominar a bola mais do que em qualquer outro jogo " . 

Acompanhe Real Madrid x Barcelona, ao vivo, pelo Flashscore

Para o treinador, com uma equipa desfalcada, “vai ser preciso mais do que nunca ter espírito de equipe, da defesa ao ataque, ser protagonista com a bola e ter personalidade”, lembrou o treinador.

A vitória na final da Supercopa da Espanha, em janeiro, serve como referência, embora a forma tenha variado. A este respeito, Xavi se recusa a ver o resultado como uma vantagem.  "Se vencermos, isso contará, se ganharmos ou se perdermos no domingo contra o Valencia , isso também contará. Tudo conta no Barça", avalia. 

Elogios ao adversário

Xavi fez questão de elogiar Vini Jr, jogador do Real Madrid que vive grande fase na carreira, tendo atuação decisiva em confronto recente contra o Liverpool, na Inglaterra, quando os espanhóis venceram por 5 a 2. 

"É um jogador excepcional, difícil de marcar. Ele é rápido, ágil e precisa ser acompanhado com muita atenção", comentou. Xavi lembrou da transformação do seu timenos últimos meses, enaltecendo o crescimento de uma temporada para o outra. "Estamos em processo de construção. Estávamos com algum sofrimento na temporada passada. Hoje, podemos conquistar três títulos" .

"É um privilégio jogar um clássico, é o jogo mais bonito para os clubes. Estes são sentimentos extraordinários. Vamos jogar com personalidade, cara a cara com os jogadores do Real Madrid", garante.