Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris 2024: Maratona vai traçar marcha das mulheres na Revolução Francesa

"Queríamos celebrar as mulheres": prefeita de Paris Anne Hidalgo revela formato da maratona olímpica
"Queríamos celebrar as mulheres": prefeita de Paris Anne Hidalgo revela formato da maratona olímpicaProfimedia
Os competidores na maratona dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 correrão do centro de Paris a Versalhes, em um percurso concebido para saudar as mulheres e seguir o caminho de um dos eventos históricos da Revolução Francesa.

A rota da maratona vai seguir o caminho da Marcha das Mulheres em Versalhes em outubro de 1789 - quando milhares, principalmente comerciantes furiosas com o preço do pão, marcharam até o luxuoso palácio do Rei Luís XVI.

Elas obrigaram o monarca a acompanhá-las de volta para o centro da capital em um evento que os historiadores dizem ter acabado com o poder absoluto da monarquia.

"Estamos tentando dar algum significado aos nossos eventos e escolher este curso foi uma boa maneira de fazê-lo", disse o chefe de Paris 2024, Tony Estanguet. "Nós realmente queremos inovar," concluiu.

Pela primeira vez desde que a maratona feminina foi incluída nos Jogos Olímpicos em 1984, são as mulheres que concluirão o programa de atletismo, um dia após a maratona masculina.

"Mulheres primeiro. Queríamos celebrar as mulheres", disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, na coletiva de imprensa que anunciou o formato da maratona nesta quarta-feira (5) na capital francesa.

"Paris é um lugar de revolução. É uma cidade revolucionária, portanto este curso faz sentido", acrescentou Valerie Pecresse, a mandatária da região da Ile de France (grande Paris).

Corrida para todos

Os organizadores também acrescentaram dois eventos de massa - uma maratona e uma corrida de 10 km - para permitir que atletas não-olímpicos participem dos Jogos. Cada um deles estará aberto a 20.024 participantes.

"Nosso país proclama alto e claro que o esporte de alto nível deve mais do que nunca ser uma fonte de inspiração para todas as gerações enquanto inclui a participação de todos", disse a ministra francesa dos Esportes, Amelie Oudea-Castera.

"O esporte tem o poder de transformar positivamente a sociedade: vamos dar a ela todos os meios para que o faça," acrescentou.

O curso da maratona passará por monumentos parisienses incluindo a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, o Palácio Garnier, o Jardim das Tuileries e várias pontes mundialmente famosas.

"Sem dúvida, a maratona de Paris 2024 terá algo de especial. Atuar em um cenário tão impressionante, em um lugar tão carregado de história e simbolismo, será uma experiência única", disse Eliud Kipchoge, duas vezes campeão olímpico e recordista mundial.

"Eu não poderia pedir uma corrida mais perfeita para os Jogos".

Será também uma rota excepcionalmente desafiadora, com 438 metros de ganho de altitude.

"Parece ser mais exigente do que o normal", disse o presidente do Mundial de Atletismo, Sebastian Coe. "Claramente é uma maratona que será um desafio.”