Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris 2024 vai permitir homens na natação artística olímpica pela 1ª vez

Em 2015, o americano Bill May foi campeão no 1ª mundial em que homens puderam competir
Em 2015, o americano Bill May foi campeão no 1ª mundial em que homens puderam competirFINA
Os homens poderão competir na natação artística nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, disse na quinta-feira (22) a World Aquatics (ex-FINA), como parte de um esforço do esporte para a inclusão e diversidade.

A entidade que rege os esportes aquáticos anunciou que cada equipe de oito atletas vai poder ter no máximo dois homens nos Jogos Olímpicos.

Paris 2024 deve ter 10 equipes competindo por medalha.

A natação artística – chamada até 2017 de “nado sincronizado” – é parte dos Jogos desde 1984. Mas embora os homens tenham competido no Mundial de Natação desde 2015, eles não estavam autorizados a participar das Olimpíadas.

"A inclusão de homens na natação artística olímpica já foi considerada um sonho impossível", disse o americano Bill May, o primeiro nadador campeão mundial na competição mista do Mundial de 2015.

"Isto prova que todos nós devemos sonhar grande. Os atletas masculinos sofreram. Agora, através de sua perseverança e da ajuda e apoio de tantos, todos os atletas podem ficar ao lado uns dos outros igualmente, buscando a glória olímpica", completou.

O italiano Giorgio Minisini, campeão mundial na rotina técnica de dupla mista em 2017 e 2022, disse que o anúncio foi um marco importante.

"A evolução de nosso esporte em direção à inclusividade está avançando rapidamente e esta decisão do COI e da World Aquatics nos ajudará a nos tornar um exemplo para todo o movimento olímpico", disse ele.