Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Parlamento lituano pede proibição olímpica para Rússia e Bielorrússia

Comitê Olímpico vem recebendo pedidos para veto de russos e bielorrussos
Comitê Olímpico vem recebendo pedidos para veto de russos e bielorrussosPixabay/Divulgação
O parlamento da Lituânia pediu nesta sexta-feira (10) ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e outros órgãos esportivos que proíbam os atletas russos e bielorrussos das competições até que a guerra na Ucrânia termine, os criminosos de guerra sejam processados e as reparações pagas.

O Parlamento em sua moção disse estar certo de que quaisquer vitórias de atletas russos ou bielorrussos nas Olimpíadas e em outros lugares seriam exploradas para fins de propaganda pelos governos de Moscou e Minsk.

A Ucrânia liderou um apelo para banir atletas da Rússia e de sua aliada Bielorrússia dos Jogos de Paris 2024 depois que o COI disse em janeiro que estava aberto para incluir os competidores dos referidos países como neutros.

Em fevereiro, mais de 30 nações, incluindo Estados Unidos, Grã-Bretanha e França, prometeram seu apoio a uma proibição, que a Rússia, por sua vez, chamou de "inaceitável".

O parlamento lituano, que aprovou a moção por unanimidade, foi a primeira legislatura nacional a pedir a proibição, de acordo com o ministério da educação, ciência e esporte do país.

Na semana passada, os comitês olímpicos africanos aprovaram uma resolução apoiando a participação dos atletas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 como neutros.