Paulinho aniquila o Millonarios e Atlético-MG está na fase de grupos da Libertadores
Novo empate levava a decisão para as penalidades. Os dois primeiros gols vieram com Paulinho, herói da noite, responsável também por assistência para Hulk fechar o marcador.
O sorteio dos grupos da Libertadores 2023 acontece no dia 27 de março com o Galo podendo entrar em qualquer grupo, sem restrição de adversários, situação diferente de quando entrou diretamente na competição, sem precisar disputar a Pré-Libertadores.
O primeiro tempo foi todo do Atlético-MG no campo colombiano. Antes dos 10 minutos, o volante Allan sentiu dores na região lombar e foi substituído por Otávio, que entrou bem e não deixou o time sentir falta do seu titular.
O time do técnico Eduardo Coudet girava a bola de um lado para o outro, buscando trocar passes e encontrar espaços em uma defesa bem fechada. O Millonarios se recuava e abaixava bem suas linhas, que se mostravam bem próximas para evitar lançamentos em profundidade.
Assim que perdia a bola, o time da casa não demorava a recuperá-la, tendo raros lances de perigo contra sua meta. Ao mesmo tempo, o Galo não foi tão incisivo quanto gostaria, mais rondando a área do adversário do que criando lances de real perigo.
Por cima e por baixo, o Galo insistiu, chegando a finalizar por quase 10 vezes, mas com apenas duas acertando o alvo. O nervosismo era evidente e precisaria ser controlado para a segunda etapa.
Placar aberto logo no começo para sofrer menos até o final
O alívio da torcida que encheu o Mineirão (42 mil pagantes) veio logo aos 3 minutos com Paulinho, que entrou por trás da zaga. O cruzamento de Hulk foi preciso para o ex-atacante do Bayer Leverkusen finalizar bem, no ângulo, com o goleiro ainda tocando na bola antes do placar ser aberto.
Precisando do empate para seguir vivo na Liberta, o Millonarios abriu o time, ficando com suas peças mais espaçadas em busca de agredir o Galo. Apesar da tendência de ficar mais aberto, o jogo seguiu pegado no meio-campo sem ter os dois goleiros trabalhando.
Foi em boa troca de passes na entrada da área colombiana que o Galo "matou" o jogo. Patrick recebeu de Hulk e deu passe na medida para Paulinho encobrir o goleiro, de cabeça. Hulk, aos 43 minutos, após passe de Paulinho, também deixou sua marca em um golaço de voleio. Antes do apito final, Uribe descontou após erro de Otávio na saída de bola.
No sábado, o Galo tem nova decisão, agora pelo Campeonato Mineiro. Depois de perder a ida das semifinais para o Athletic, o time de BH tem a obrigação de vencer, por qualquer placar, em casa, para se garantir na decisão e seguir vivo na busca do tetra estadual.