Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Peças de xadrez desenhadas à mão são descobertas em Auschwitz

Uma rainha, um cavalo e uma torre feitas no papelão
Uma rainha, um cavalo e uma torre feitas no papelãowww.auschwitz.org
Peças improvisadas de xadrez foram descobertas depois de 80 anos em um dos blocos do antigo campo de concentração de Auschwitz I, informou o museu polonês nesta quarta-feira (20).

O jogo de xadrez é composto de 35 quadrados de papelão de diferentes tamanhos desenhados à mão.

"Vários desenhos podem estar um pouco borrados, mas as figuras de torres, peões, bispos ou cavalos ainda são facilmente distinguíveis", disse Elzbieta Cajzer, chefe das coleções do museu de Auschwitz.

Peças desenhadas à mão pelos prisioneiros
Peças desenhadas à mão pelos prisioneiroswww.auschwitz.org

As peças foram encontradas sob o piso do primeiro andar do edifício do Bloco 8, durante os trabalhos de reforma para uma nova exposição no complexo.

A coleção permanente de Auschwitz já inclui dois jogos de xadrez de madeira em miniatura e peças de xadrez feitas de pão, além tabuleiros de jogos improvisados e cartas de baralho de papelão.

"Os prisioneiros tentavam passar seu tempo livre jogando vários jogos, entre outras coisas. Xadrez e cartas eram jogos populares que as pessoas podiam fazer usando pedaços de papelão ou madeira adquiridos ilegalmente", disse Magdalena Urbaniak, da equipe da exposição principal do ex-campo de concentração.

Mencionados