Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pelé "era um ícone mundial do esporte mais popular do mundo", diz COI

Pelé recebeu a Ordem Olímpica do COI em 2016
Pelé recebeu a Ordem Olímpica do COI em 2016Profimedia
O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou, nesta quinta-feira (29), após a morte de Pelé, aos 82 anos, que o mundo perdeu um grande atleta e "um ícone do esporte mais popular do mundo", manifestou-se a entidade olímpica em nota.

"Pelé desempenhou um papel crucial no crescimento do futebol, até que se tornasse o esporte mais popular do planeta", declarou o COI, que, em 1999, elegeu o 'Camisa 10' como o 'atleta do século' 20.

"Com a morte de Pelé, o mundo perde um grande ídolo do esporte", escreveu o presidente do COI, Thomas Bach, no Twitter.

"Como eu mesmo pude atestar, ele acreditava genuinamente nos valores olímpicos e conduziu com orgulho a chama Olímpica. Foi um privilégio entregar-lhe a Ordem Olímpica", acrescentou o dirigente.

"Nossos sentimentos aos familiares, amigos e à comunidade futebolística mundial", concluiu Bach.

Pelé morreu nesta quinta-feira aos 82 anos, após lutar por mais de um ano contra um câncer, anunciou uma de suas filhas.

O Pelé é o único jogador da história a ter conquistado três vezes a Copa do Mundo, nas edições de 1958 (Suécia), 1962 (Chile) e 1970 (México).

Pelé não disputou os Jogos Olímpicos

Em seu comunicado, o COI mencionou que "o ídolo brasileiro jamais participou dos Jogos Olímpicos, mas, em 1999, foi eleito o Atleta do Século pelos Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo".

"Na Cerimônia de Encerramento de Londres-2012, Pelé apareceu no segmento sobre os próximos Jogos, Rio-2016" e foi um dos portadores da tocha olímpica durante seu revezamento na cidade de Santos.

"Meses antes da Cerimônia de Abertura da Rio-2016, (Pelé) recebeu a Ordem Olímpica das mãos do presidente do COI, Thomas Bach", acrescentou a entidade.