Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pérez supera Leclerc e vence o GP de Singapura; Verstappen é 7º

Sergio Pérez conquistou sua quarta vitória na Fórmula 1 no GP de Singapura
Sergio Pérez conquistou sua quarta vitória na Fórmula 1 no GP de SingapuraMohd Rasfan/AFP
O piloto mexicano Sergio Pérez conquistou sua quarta vitória na Fórmula 1 no Grande Prêmio de Singapura neste domingo (2). Ele, que largou na segunda colocação, pegou a ponta de Charles Leclerc logo na largada e manteve a liderança durante toda a corrida. Completando o pódio, os dois carros da Ferrari, com Leclerc e Carlos Sainz em segundo e terceiro, respectivamente. O líder do campeonato e companheiro de Pérez na Red Bull, Max Verstappen, teve uma corrida difícil e só terminou em sétimo.

O holandês, que precisava vencer e contar com resultados ruins de seus perseguidores para sacramentar o título mundial, viu o sonho do bicampeonato ser adiado para o GP do Japão.

Confira a classificação completa do Grande Prêmio de Singapura

O fim de tarde e início de noite em Singapura foi de muita chuva neste domingo. A quantidade de água que caiu do céu na cidade-estado asiática obrigou a direção de prova da Fórmula 1 a adiar a largada em uma hora para que houvesse condições de segurança para a corrida ocorrer.

A largada se deu com asfalto úmido no circuito de Marina Bay, nas ruas de Singapura. Com muita precaução os pilotos partiram para as 61 voltas previstas, e houve mudanças na ponta. Leclerc, por fora na primeira curva, viu Pérez pular na frente e assumir o primeiro lugar. Seguindo a mesma dinâmica, Sainz também passou Hamilton e assumiu a terceira colocação.

Lá atrás, o líder do campeonato Max Verstappen ficou encaixotado na primeira curva e caiu de oitavo para 11º na largada. O atual campeão do mundo teve que, imediatamente, iniciar uma corrida de recuperação.

Na oitava volta do GP, o piloto chinês da Alfa Romeo, Guanyu Zhou, foi fechado pelo canadense da Williams, Nicholas Latifi, e a batida provocou o abandono de ambos. O acidente forçou a entrada de um Safety Car, juntando todo o pelotão. Na relargada, na volta 11, Verstappen passou Vettel e retornou à sua posicional original.

Depois de passar Vettel e Gasly, Verstappen ficou preso atrás de Fernando Alonso por seguidas voltas. Na briga pela liderança, Pérez mantinha Leclerc a uma distância menor que três segundos, mas a Ferrari não apresentava perigo ao líder. O mexicano ainda conseguiu emendar voltas mais rápidas em sequência no primeiro stint.

O fim da disputa entre Alonso e Verstappen ocorreu na volta 21 do Grande Prêmio. O motor da Alpine do espanhol apagou e ele abandonou deixando o carro próximo da curva 10. Pela zona onde ficou parado, o Safety Car virtual foi acionado. Russell aproveitou e foi para os boxes, sendo o primeiro a colocar pneus slicks na ainda bem úmida pista de Marina Bay.

Na volta 25, Alexander Albon, da Williams, passou reto na curva oito e acabou deixando a asa dianteira no local. Novamente o Safety Car virtual foi acionado. Depois de Alonso, a Alpine de Ocon foi outra que apagou pelo circuito e também deixou a prova.

Na metade da prova, Max Verstappen se viu limitado atrás da McLaren de Lando Norris, lutando pela quinta colocação. A dinâmica só mudou quando Lewis Hamilton, que estava em quarto, passou reto na curva sete e, ao voltar para a pista, se colocou entre os dois, na quinta colocação. Depois de duas voltas, Hamilton foi para os boxes e o holandês conquistou a posição.

Finalmente, na volta 35, os primeiros colocados começaram a fazer as paradas para troca de pneus. O primeiro foi Leclerc, que colocou pneus médios. Nas voltas seguintes todos fizeram o mesmo movimento. No top 3, nada mudou: Pérez seguiu na frente com Leclerc e Sainz em segundo e terceiro, respectivamente.

Tsunoda foi vítima dos pneus slicks na pista ainda úmida e bateu na saída da curva 11, aumentando a lista dos abandonos em Singapura. O Safety Car foi acionado.

Na relargada, Max Verstappen foi com tudo para cima de Lando Norris e, com pneus frios, acabou passando reto na curva 7, voltando na oitava colocação, à frente de Hamilton. Por consequência do travamento nos pneus, o líder do mundial parou nos boxes para colocar pneus macios e se posicionou no fim do grid.

Após as trocas e com pneus de pista seca, Leclerc passou a ter um rendimento melhor e, com a possibilidade de abrir a asa móvel, o monegasco pressionou por várias voltas em busca da liderança de Pérez. No entanto, com o desgaste dos pneus, o piloto da Ferrari perdeu contato com o líder e se conformou com a segunda colocação.

O Grande Prêmio de Singapura terminou pelo limite máximo de duas horas de corrida, pelo ritmo lento imposto pela chuva no início da prova.

Com idas e vindas e uma corrida muito conturbada, o holandês Max Verstappen fechou o GP garantindo a sétima colocação na última volta ao ultrapassar Sebastian Vettel. 

A possível conquista do título para Verstappen é adiada em uma semana, para o GP do Japão, em Suzuka, no próximo final de semana.

Veja a classificação do campeonato de pilotos da Fórmula 1 em 2022