Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pérez vence GP da Arábia Saudita de F1; Verstappen é 2º e lidera Mundial

Atualizada
Sergio Pérez aproveitou que Max Verstappen largou em 15º e venceu a prova
Sergio Pérez aproveitou que Max Verstappen largou em 15º e venceu a provaAFP
Sergio Pérez venceu o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1, neste domingo (19), no Circuito de Corniche, em Jeddah. A prova foi uma grande exibição da superioridade da Red Bull, já que Max Verstappen alcançou a segunda colocação, mesmo depois de ter largado em 15º.

Depois das Red Bulls, uma polêmica rondou o terceiro posto do pódio. Fernando Alonso terminou em terceiro e chegou a receber o troféu pela colocação. No entanto, após a cerimônia, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou uma punição de 10 segundos ao espanhol, que foram acrescidos ao tempo total de prova. A penalização se deu em virtude de um cumprimento irregular de outra punição que o carro 14 levou durante a corrida.

Mais tarde, a própria FIA reverteu a punição e devolveu a Fernando Alonso o seu 100º pódio na Fórmula 1. A entidade considerou que a peça que tocou no carro quando o piloto cumpria a punição de cinco segundos em seu pit stop não trouxe nenhum ganho para o bicampeão mundial.

Alonso conquistou seu 100º pódio na F1 no GP da Arábia Saudita
Alonso conquistou seu 100º pódio na F1 no GP da Arábia SauditaAFP

Com isso, George Russell, da Mercedes, permaneceu na quarta colocação. Em seguida veio Lewis Hamilton, com a outra Mercedes, em quinto, e as duas Ferraris, de Carlos Sainz Jr, em sexto, e Charles Leclerc, em sétimo.

A zona de pontuação foi completada pela dupla francesa da Alpine — Esteban Ocon e Pierre Gasly — e por Kevin Magnussen, da Haas, que fez ótima prova e travou uma bela batalha com a AlphaTauri de Yuki Tsunoda na reta final.

Os 10 primeiros do Grande Prêmio da Arábia Saudita
Os 10 primeiros do Grande Prêmio da Arábia SauditaDivulgação/@F1

Lance Stroll, que abandonou por problemas em sua Aston Martin, e a dupla da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, foram as grandes decepções da prova, ainda que Piastri e Norris tenham travado uma boa disputa pela 15ª colocação.

Lando Norris foi apenas 17º na prova em Jeddah
Lando Norris foi apenas 17º na prova em JeddahAFP

A Fórmula 1 sai do Oriente Médio e viaja para a Austrália na terceira etapa da temporada 2023. A próxima corrida ocorre no dia 2 de abril, às 2h (horário de Brasília), no Albert Park, em Melbourne.