Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Peruana Garcia Leon bate recorde mundial na marcha atlética de 35 km

Garcia Leon é campeã mundial de marcha atlética de 20 km e 35 km
Garcia Leon é campeã mundial de marcha atlética de 20 km e 35 kmPavol Uhrin
A peruana Kimberly Garcia Leon quebrou o recorde mundial de marcha atlética de 35 km, neste sábado, com tempo de 2h37min44s, em Dudince, Eslováquia.

A campeã mundial de marcha atlética de 20 km e 35 km quebrou o recorde anterior de 2h38min24s, estabelecido pela russa Klavdiya Afanasyeva em 2019, em um aviso a suas rivais antes dos Jogos Olímpicos de Paris no próximo ano.

A chinesa Liu Hong ficou em segundo lugar em um recorde asiático de 2h40min06s, enquanto Magaly Bonilla, do Equador, ficou em terceiro lugar.

Em Paris 2024, haverá apenas uma corrida de 20 km para as mulheres e uma outra prova mista de 35 km para as equipes.

Brasileiro faz bonito

Entre os homens, o brasileiro Caio Bonfim conseguiu uma histórica medalha de prata ao fechar a prova com o tempo de 2h27min30s. O vencedor da prova foi o mexicano José Luís Doctor, com 2h26min37. O chinês Lihong Cui ficou em terceiro lugar, com 2h29min.

“Foi um grande resultado por ser a primeira prova internacional do ano e nos 35 km. Temos muita coisa ainda para ajustar e melhorar, mas o resultado foi excelente, verdadeiramente muito bom”, comentou Gianetti Bonfim, treinadora e mãe do Caio.

“Temos mais provas nos próximos meses, vamos aprimorar para chegar ao Mundial de Budapeste em ponto de bala”, completou Gia, como é conhecida, referindo-se à competição que será disputada de 19 a 27 de agosto na Hungria.