Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Piscina de ondas de Abu Dhabi entra no circuito mundial de surfe de 2025

Abu Dhabi será a grande novidade no circuito mundial de 2025
Abu Dhabi será a grande novidade no circuito mundial de 2025Naim Chidiac / Red Bull Content Pool / Red Bull Content Pool via AFP
A maior onda artificial do mundo em Abu Dhabi foi adicionada à turnê mundial de 11 etapas do surfe em 2025, informou a World Surf League (WSL) nesta quinta-feira (10), com Fiji confirmada para sediar o evento final de um dia para coroar os campeões mundiais no final da turnê.

A turnê começará novamente na perigosa Banzai Pipeline, no Havaí, no final de janeiro, antes de ir para a piscina de ondas Surf Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, pela primeira vez.

A piscina de 75.000 metros quadrados usa a mesma tecnologia do Surf Ranch, na Califórnia, desenvolvida pelo 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, que já sediou vários eventos de surfe da turnê mundial com críticas mistas.

“Criamos essa programação para incluir mais eventos e apresentar uma variedade de picos”, disse Ryan Crosby, CEO da WSL.

“Trouxemos de volta alguns dos locais mais desejados da turnê, alinhando as datas com janelas de swell favoráveis, para abrir mais oportunidades para o surfe de qualidade.

“Veremos uma grande mistura de locais, desde tubos de águas pesadas até ondas de alto desempenho e point breaks imaculados.”

De volta ao cronograma estão os point breaks de direita de Jeffreys Bay, na África do Sul, que foram pulados para acomodar as Olimpíadas no ano passado, e Snapper Rocks, na Austrália, que retorna ao campeonato após um hiato de cinco anos.

O polêmico corte no meio da temporada do circuito, que reduz os campos masculino e feminino em um terço, continua em vigor após a parada número 7 em Margaret River, na Austrália Ocidental.

O evento final será realizado no local das Olimpíadas de Paris 2024, em Teahupo'o, no Taiti, com os cinco homens e mulheres mais bem classificados após a temporada regular se classificando para o evento final de um dia em Fiji.

A mudança de local para as ondas e longas paredes do recife Cloudbreak de Fiji para as finais foi amplamente elogiada pelos surfistas e fãs, depois que os campeonatos foram decididos nos últimos quatro anos nas ondas divertidas, mas suaves, de Lower Trestles, na Califórnia.

Programação do Mundial de Surfe de 2025:

Banzai Pipeline, Havaí, EUA: 27 de janeiro a 8 de fevereiro

Surf Abu Dhabi, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos: 14 a 16 de fevereiro

Peniche, Portugal: 15 a 25 de março

Punta Roca, El Salvador: 2 a 12 de abril

Bells Beach, Victoria, Austrália: 18 a 28 de abril

Snapper Rocks, Queensland, Austrália: 3 a 13 de maio

Margaret River, Austrália Ocidental, Austrália: 17 a 27 de maio (corte no meio da temporada)

Lower Trestles, San Clemente, Califórnia, EUA: 9 a 17 de junho

Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil: 21 a 29 de junho

Jeffreys Bay, África do Sul: 11 a 20 de julho

Teahupo'o, Taiti, Polinésia Francesa: 7 a 16 de agosto

Finais da WSL - Cloudbreak, Fiji: 27 de agosto a 4 de setembro