Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Playoffs da AFC: Bills e Chiefs lutam pelo 1º lugar; Jaguars sonham

Klaas-Jan ter Veen
Playoffs da AFC: Bills e Chiefs lutam pelo 1º lugar; Jaguars sonham
Playoffs da AFC: Bills e Chiefs lutam pelo 1º lugar; Jaguars sonhamAFP
Pouca coisa está definida na Conferência Americana (AFC) da NFL há três rodadas do fim da temporada regular de 2022. Apenas Buffalo Bills e Kansas City Chiefs já garantiram vaga nos playoffs, outros cinco lugares ainda estão em disputa.

Bills e Chiefs têm campanhas 11-3 e agora lutam pelo primeiro lugar da AFC, que garantiria o mando de campo até a final de conferência para um dos dois. 

Na última rodada, alguns movimentos importantes. O Cincinnati Bengals aproveitou ao máximo a derrota do Baltimore Ravens para o Cleveland Browns e assumiu a liderança da AFC Norte. Na AFC Sul, a disputa se acirrou com a má fase do Tennessee Titans e o Jacksonville Jaguars encostou com apenas um jogo de desvantagem. Na disputa pelo wildcard, o Las Vegas Raiders derrotou o New England Patriots de forma insana e ainda tem chances de chegar aos playoffs.

1 - Buffalo Bills (11-3)

Com muito frio, o Buffalo Bills garantiu sua vaga nos playoffs ao vencer o clássico da AFC Leste conta o Miami Dolphins no último sábado (17) por 32 a 29. Este é o quarto ano consecutivo e a quinta vez em seis anos que o Buffalo Bills avança para a pós-temporada da NFL, sob o comando do técnico Sean McDermott.  Os Bills agora lutam com os Chiefs pela melhor campanha da AFC. As duas equipes estão 11-3 neste momento, porém, os Bills têm vantagem por terem vencido o confronto direto.

2 - Kansas City Chiefs (11-3)

Os Chiefs precisaram da prorrogação, contra o pior time da NFL em 2022, para garantir sua ida aos playoffs da NFL. A vitória por 30 a 24 foi sacramentada em uma corrida para touchdown de 26 jardas de Jerick McKinnon. Patrick Mahomes também lançou três touchdowns no jogo.  O Kansas City Chiefs alcançou a Final de Conferência nas últimas quatro temporadas e o Super Bowl duas vezes, vencendo uma vez, na temporada de 2019 contra o San Francisco 49ers.

3 - Cincinnati Bengals (10-4)

Foram algumas semanas esperando por uma falha dos Ravens e ela veio. Uma impressionante vitória de virada em Tampa Bay por 34 a 23 coloca Cincinnati em primeiro lugar na AFC Norte e próximo do que seria o seu segundo título de divisão consecutivo. Os Bengals terão pela frente um jogo fora de casa contra os Patriots, um duelo com os Bills em casa em seguida, e um confronto direto com os Ravens na última rodada. Três jogos difíceis para definir o seu futuro, porém, os Bengals são o time com melhor sequência da NFL, com seis vitórias consecutivas.

4 - Tennessee Titans (7-7)

Os Titans acenderam um sinal de alerta após a última rodada. Há algumas semanas, o time de Nashville assumiu a liderança de sua divisão e parecia fadado a mais um título. De repente, o seu general manager foi demitido e os problemas internos ficaram expostos. Eles acabaram se refletindo no campo, com quatro derrotas consecutivas. O rival de divisão Jacksonville Jaguars está em ascensão e os dois se enfrentarão na Flórida. A esperança da franquia é Derrick Henry. O running back passou de 8.000 jardas na carreira no último final de semana, em seu 100º jogo.

Derrick Henry é a grande esperança dos Titans
Derrick Henry é a grande esperança dos TitansAFP

5 - Baltimore Ravens (9-5)

Os Ravens têm um grande problema na reta final da temporada. Seu ataque não está indo a lugar nenhum e o seu quarterback, Lamar Jackson, está lesionado. Não está claro quando ele voltará do tratamento em seu joelho. Isso fará com que os jogos sejam difíceis para Baltimore, apesar da boa defesa. Se Lamar retornar em breve, os Ravens poderão competir com os Bengals pela AFC Norte. O quarterback reserva, Tyler Huntley, não foi capaz de liderar o time para a vitória contra o Cleveland Browns no último final de semana. A derrota custou a liderança da divisão norte da AFC.

6 - Los Angeles Chargers (8-6)

Os Chargers entraram na zona de playoffs com uma bela vitória sobre os Titans. Justin Herbert, quarterback muito promissor do time da Califórnia, finalmente conseguiu o que almejava desde sua chegada à NFL em 2020: estar em um posição de ir à pós-temporada. Herbert, o novato ofensivo do ano em 2020, tem cinco campanhas vitoriosas nesta temporada. Os Chargers vivem uma boa fase e enfrentam adversários acessíveis até o fim da temporada regular, os já eliminados Colts, Rams e Broncos.

7 - Miami Dolphins (8-6)

Os Dolphins têm a mesma campanha dos Chargers, mas estão em desvantagem pela derrota no confronto direto na semana 14. No entanto, eles ainda têm esperança em seu quarterback, apesar de três derrotas consecutivas fora de casa. Tua Tagovailoa novamente não fez um jogo espetacular contra os Bills, mas passou para dois touchdowns. Além disso, o jogo corrido foi muito bem. Raheem Mostert correu 136 jardas. Apesar da derrota, o ataque se recuperou de dois jogos medíocres. Depois de encarar o frio e a neve de Buffallo, os Dolphins voltam ao calor do sul da Flórida para enfrentar o Green Bay Packers, que tem campanha negativa.

8 - New England Patriots (7-7)

Muitas coisas malucas aconteceram na NFL na última rodada, mas a jogada que o New England perdeu em Las Vegas foi, sem dúvida, a maior. Com três segundos restantes no relógio, Rhamondre Stevenson disparou para 23 jardas. Em vez de se ajoelha para garantir a prorrogação, ele devolveu a bola para o recebedor Jakobi Meyers, que arremessou a bola para trás. Ela caiu no colo do herói do jogo: Chandler Jones. Ele correu para um touchdown e o jogo acabou imediatamente: 30 a 24. Os Patriots venceram quatro de seus últimos seis jogos, mas graças a esta trágica derrota, eles estão fora da zona de classificação. A sequência de jogos finais é pesada com Bengals, Dolphins e Bills pela frente.

Chandler Jones marca na vitória dos Raiders sobre os Patriots
Chandler Jones marca na vitória dos Raiders sobre os PatriotsAFP

9 - New York Jets (7-7)

A última vez que os Jets foram aos playoffs foi em 2010, dando ao time de Nova York a maior seca de playoffs da NFL. A derrota para os Lions complicou ainda mais a situação. O técnico Robert Saleh não tem certeza de quem é o quarterback titular. No domingo, foi Zach Wilson quem teve que passar muito na ausência de um jogo corrido decente. Ele atingiu 317 jardas, mas não bastou para a vitória (20-17). Os Jets voltam a jogar na quinta-feira e precisam vencer os Jaguars para manter viva a chance de quebrar o jejum de 12 anos.

10 - Jacksonville Jaguars (6-8)

Os Jaguars estão próximos de voltar aos playoffs e o caminho mais fácil é se sagrando campeões da AFC Sul. Uma bela e espetacular vitória por 40 a 34 contra o Dallas Cowboys na prorrogação e a derrota dos Titans deixam o cenário mais animador para o time da Flórida. Os times estão separados por apenas um jogo, com um confronto direto para ser feito na casa dos Jaguars. A esperança também se deve em parte a uma boa fase de Trevor Lawrence. O quarterback passou para 318 jardas e 4 touchdowns no último domingo. 

11 - Las Vegas Raiders (6-8)

O touchdown insano de Chandler Jones deu aos Raiders não apenas a vitória por 30 a 24 contra os Patriots, mas um triunfo crucial dentro da AFC. O site FiveThirtyEight agora estima as chances de playoff de Las Vegas em 5%. A baixa porcentagem tem a ver com o calendário difícil da equipe de Nevada. Os Raiders agora irão a Pittsburgh enfrentar os Steelers e depois enfrentarão 49ers e Chiefs em casa.

12 - Cleveland Browns (6-8)

Deshaun Watson fez seu primeiro jogo em Cleveland como quarterback dos Browns. A vitória por 13 a 3 sobre Baltimore não veio com grande atuação, mas sem dúvida significou muito para o líder do ataque que foi suspenso pela NFL e é acusado de má conduta sexual e agressão. O time de Ohio provavelmente não chegará aos playoffs, mas há uma esperança para uma campanha melhor na próxima temporada.

Deshaun Watson após sua primeira vitória do Cleveland Browns
Deshaun Watson após sua primeira vitória do Cleveland BrownsAFP

13 - Pittsburgh Steelers (6-8)

Os Steelers devem fazer uma escolha após esta temporada se Kenny Pickett é o quarterback com quem eles irão para o futuro. Principalmente pela falta de disponibilidade do calouro. Mitch Trubisky o substituiu em alguns momentos nesta temporada. Uma marca que pode cair nesta temporada é a do técnico Mike Tomlin, ele nunca teve uma temporada negativa com o Pittsburgh e deve vencer os últimos três jogos para evitar que isso aconteã. O Steelers recebem os Raiders e os Browns no Acrisure Stadium e joga uma partida fora de casa contra o Baltimore Ravens.

14 - Indianapolis Colts (4-9-1)

Abrir mão de uma vantagem de 33 pontos diz tudo sobre a temporada dos Colts. A franquia sofreu a maior virada da história da NFL no último sábado, quando perdeu para o Minnesota Vikings. Tem sido uma temporada ruim para os Colts. O técnico Frank Reich foi demitido e o ex-comentarista da ESPN, Jeff Saturday, foi contratado. Daqui a alguns anos, poucas pessoas se lembrarão dos jogos dos Colts de 2022. Sem dúvida, os Colts já estão focados no draft, porque é hora de escolher um novo quarterback.

15 - Denver Broncos (4-10)

A temporada dos Broncos foi dramática. Por muito dinheiro e escolhas de draft, Russell Wilson foi trocado com Seattle e levado ao time como salvador. Finalmente, Denver teria um quarterback da franquia para levá-los aos playoffs. Nada deu certo e uma das principais explicações é a incompatibilidade dele com o novo técnico Nathaniel Hackett. O time do Colorado espera ansioso o fim da temporada.

16 - Houston Texans (1-12-1)

Os Texans estão no meio de uma longa reconstrução. Após a troca de Deshaun Watson, a equipe do técnico Lovie Smith tem escolhas suficientes nos próximos anos para se tornar uma equipe competitiva novamente por meio de novos talentos. De qualquer forma, a turma de estreantes de 2022 se saiu muito bem. Nas últimas duas semanas venderam caro duas derrotas para o Dallas Cowboys e o Kansas City Chiefs, dois times que estarão nos playoffs. Mas, mesmo assim, é quase inevitável que Houston vá atrás de um quarterback. Será Bryce Young? CJ Stroud? Talvez até Will Levis? Ninguém vai admitir, mas nos escritórios é só nisso que eles pensam. 

Davis Mills não é o quarterback que os Texans precisam
Davis Mills não é o quarterback que os Texans precisamAFP