Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Porto se vinga e goleia Brugge (4-0) em noite histórica de Diogo Costa

Porto teve grande atuação em solo belga
Porto teve grande atuação em solo belgaAFP
Vingança é um prato que se serve frio. Assim foi feito pelo Porto nesta quarta-feira, ao descontar a goleada sofrida em casa para o Brugge. Depois de perder em casa por 4 a 0, o mesmo resultado foi aplicado pelos portugueses, agora em solo belga. O resultado coloca o Porto nas oitavas de final da Liga dos Campeões caso o Atlético de Madrid não vença o Leverkusen. Pelo menos a Liga Europa está garantida. Diogo Costa fez história ao defender mais uma grande penalidade, Taremi fez dois e Otávio brilhou no 250.º jogo pelo Porto.

Brugge, já classificado para a próxima fase pela primeira vez na história, foi displicente perante um Porto que tinha duas contas a ajustar vinda do Estádio do Dragão: a derrota sofrida para o Benfica, que aumentou a vantagem dos encarnados na liderança da Liga portuguesa - e a humilhação sofrida pelos belgas, em casa, por 4 a 0. 

Sob o mote "é ganhar ou ganhar", os azuis e brancos alinharam com Pepê e Fábio Cardoso para suprir as ausências dos lesionados Pepe e João Mário. 

Nos primeiros 15 minutos, os dragões desperdiçaram três chances de abrir o placar. O meia Otávio teve exibição de gala. De peito, ele deu grande passe para Taremi. O iraniano chutou de primeira e tirou o zero do placar, no que foi o primeiro gol sofrido pelo Brugge nesta edição da Liga dos Campeões.

Os cerca de 2.000 torcedores do Porto fizeram a festa ao verem no horizonte o que parecia uma miragem após a segunda rodada, quando as duas derrotas antecipavam o time fora da liga milionária.

Depois de uma exibição sólida no primeiro tempo, David Carmo cometeu uma grande penalidade infantil. Porém, quem tem Diogo Costa pode respirar aliviado. Vanaken assumiu a primeira cobrança e parou no goleiro. Mas a pressa de Eustáquio em pegar o rebote obrigou nova cobrança.

Na segunda tentativa, Noa Lang, que fez a estreia na Champions, viu mais uma grande intervenção do goleiro português, que se tornou o primeiro a defender três penalidades numa edição da Liga dos Campeões.

A exibição de Diogo Costa parece ter inspirado os colegas, que resolveram o jogo nos minutos seguintes: aos 57, Uribe cabeceou para a área numa jogada de insistência e Evanilson aproveitou a atrapalhada de Abakar Sylla para fazer o segundo.

Dois minutos depois, Galeno fugiu pela direita, cruzou rasteiro para Taremi na pequena área e o iraniano teve a percepção de servir Eustáquio, que aumentou o resultado para fazer seu primeiro gol na Champions. 

Com a vingança prestes a ser confirmada, os dragões foram à procura de justiça poética para igualar ou superar o triunfo dos belgas em Portugal. Foi sem dificuldade que surgiu o 4-0.

Galeno, que foi uma dor de cabeça para os belgas durante todo o jogo, fintou um adversário e serviu de bandeja Otávio na área. O brasileiro deu um toque sutil para Taremi, que se encarregou de finalizar bem. Perto do fim, Diogo Costa voltou a brilhar, fechando o gol. O Porto limitou-se a administrar a posse de bola até o apito final, aproveitando para estrear Rodrigo Conceição na competição.

Homem do jogo Flashscore : Taremi