Portugal massacra a Suíça com hat-trick de Gonçalo Ramos e vai às quartas
A escalação portuguesa foi o grande destaque do pré-jogo entre Portugal e Suíça. Após um atrito entre Fernando Santos e Cristiano Ronaldo no jogo contra a Coreia do Sul, o craque foi barrado e ficou no banco, fora dos titulares pela primeira vez em uma partida de Copa do Mundo. Segundo o treinador, a preferência por Gonçalo Ramos foi por decisão técnica.
Acompanhe a cobertura completa da Copa do Mundo
Jogo coletivo português convence
A aposta de Fernando Santos foi alta mas se pagou rapidamente. A seleção portuguesa começou o jogo muito bem organizada coletivamente, anulando os meias e pontas suíços. Sem grandes ameaças, passou a a ficar mais à vontade para ir em busca do seu gol.
Substituto de Cristiano Ronaldo, o atacante de 21 anos do Benfica, Gonçalo Ramos, reagiu bem à pressão do momento e abriu o placar com um golaço. O camisa 26 recebeu na área de João Félix e disparou uma bomba no ângulo direito do goleiro suíço Yann Sommer.
Com muita tranquilidade, Portugal passou a administrar a partida e foi em busca de ampliar o placar. Aos 33 da primeira etapa, Pepe subiu alto no meio da área e completou escanteio cobrado por Bruno Fernandes para o gol. O zagueiro português se tornou o jogador mais velho a marcar em um mata-mata de Copa.
Vira dois... Termina seis
Com a ótima atuação no primeiro tempo, Fernando Santos não alterou o time no intervalo, que voltou com ainda mais fome para construir uma goleada. Certeiro nas jogadas de ataque, o terceiro saiu dos pés de Gonçalo Ramos, marcando seu segundo gol na partida. O atacante completou o cruzamenro de Diogo Dalot aos seis minutos do segundo tempo.
Aproveitando uma Suíça completamente batida em campo, Portugal fez o quarto com Raphaël Guerreiro, após assistência de Gonçalo Ramos.
Mesmo com o domínio inapelável dos portugueses, a Suíça conseguiu diminuir com Manuel Akanji. No entanto, qualquer reação foi interrompida com o terceiro gol de Gonçalo Ramos. Ele marcou o hat-trick inaugural desta Copa do Mundo e o primeiro em um mata-mata desde 1990.
Aos 28, o comandante português cedeu e, após apelos do público no estádio Lusail, colocou Cristiano Ronaldo na partida. O craque chegou a ter um gol anulado, mas não conseguiu deixar o seu no baile português. O placar foi ampliado já nos acréscimos por Rafael Leão, com um golaço que fechou a conta em 6 a 1.
Sábado tem quartas de final
O próximo compromisso de Portugal na Copa do Mundo está marcado para sábado (10), às 12h, contra a grande surpresa do Mundial, o Marrocos, no estádio Al Thumama, em Doha.