"Premier League deve reexaminar aquisição do Newcastle", diz Anistia Internacional
A aquisição do Newcastle por um consórcio liderado pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita foi aprovada em outubro de 2021, após "garantias juridicamente vinculativas" de que o governo saudita não teria controle sobre o clube inglês.
No entanto, um processo judicial dos EUA sobre o PGA Tour e o golfe LIV nesta semana descreveu o presidente do Newcastle e governador do PIF, Yasir Al-Rumayyan, como um "ministro do governo", lançando dúvidas sobre a independência da propriedade do clube.
"A Premier League certamente precisará reexaminar as garantias feitas sobre o não envolvimento das autoridades sauditas no acordo do Newcastle, até porque ainda há uma oferta do Catar pelo Manchester United atualmente na mesa", disse Peter Frankental, diretor de assuntos econômicos da Anistia Internacional no Reino Unido.
Sheikh Jassim bin Hamad Al Thani, membro da família real do Catar, está à frente de um dos dois grupos que buscam a aquisição total do Manchester United.
A petição arquivada no caso PGA Tour contra o LIV Golf descreveu o Fundo de Investimento Público como "uma instrumentalidade soberana do Reino da Arábia Saudita".
O PIF é presidido pelo primeiro-ministro saudita Mohammed bin Salman. Seis dos outros oito membros do conselho são ministros do governo saudita, de acordo com o site do PIF, enquanto um é conselheiro do Royal Court e Al Rumayyan é governador do PIF.
"Sempre estiquei a credulidade ao ponto de ruptura para imaginar que o estado saudita não estava dirigindo a compra do Newcastle com o objetivo final de usar o clube como um componente em seus esforços mais amplos de lavagem esportiva", disse Frankental, da Anistia, à BBC.
“Há uma inconfundível ironia na declaração do fundo soberano que surge em uma disputa sobre outro braço do crescente império esportivo da Arábia Saudita, mas o simples fato é que a lavagem esportiva saudita está afetando vários esportes e os órgãos governamentais precisam dar uma resposta a isso com muito mais eficácia”.
O LIV Golf e o PGA Tour estão em litígio desde que vários jogadores do LIV entraram com ações antitruste federais em agosto passado.
A descrição de Al-Rumayyan como ministro do governo em exercício veio de advogados que representam o LIV Golf, que pertence ao PIF.
Nem o Newcastle, a Premier League ou o PIF quiseram dar declarações sobre o tema levantado pela Anistia Internacional.