Presidente da Fifa pede cessar-fogo na Ucrânia durante a Copa do Mundo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Presidente da Fifa pede cessar-fogo na Ucrânia durante a Copa do Mundo

Gianni Infantino pediu aos líderes do G20 que realizem medidas em prol da paz na Ucrânia
Gianni Infantino pediu aos líderes do G20 que realizem medidas em prol da paz na UcrâniaProfimedia
O chefe da entidade que rege o futebol mundial, Gianni Infantino, fez um apelo nesta terça-feira (15) por um cessar-fogo na guerra da Ucrânia durante a Copa do Mundo, pedindo que todos os lados usem o torneio como um "gatilho positivo" para trabalhar em direção a uma resolução.

Falando durante um almoço com líderes das principais economias do Grupo dos 20 (G20) na ilha indonésia de Bali, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse que a Copa do Mundo oferece uma plataforma única para a paz. O evento começa no próximo domingo (20), no Catar

"Meu apelo a todos vocês, que pensem em um cessar-fogo temporário por um mês durante a Copa do Mundo, ou pelo menos a implantação de alguns corredores humanitários ou qualquer coisa que possa levar à retomada do diálogo como primeiro passo para a paz", disse Infantino.

"Vocês são os líderes mundiais, têm a capacidade de influenciar o curso da história. O futebol e a Copa do Mundo estão oferecendo a vocês e ao mundo uma plataforma única de união e paz", acrescentou o dirigente.

Confira a tabela da Copa do Mundo do Catar

A Copa do Mundo acontece de 20 de novembro a 18 de dezembro no Catar, que é o primeiro país do Oriente Médio a sediar o principal evento do futebol.

A Rússia chegou às quartas de final da última Copa do Mundo em 2018, mas foi impedida de participar do torneio devido à invasão da Ucrânia. A Ucrânia esteve perto de se classificar para o Catar, mas perdeu para o País de Gales em um playoff decisivo em junho.

Infantino observou que a Rússia sediou a edição de 2018 e a Ucrânia está se candidatando para realizar  a Copa de 2030, enquanto cerca de 5,5 bilhões de pessoas devem assistir ao evento deste ano, o que pode dar uma mensagem de esperança.

"Talvez a atual Copa do Mundo, que começa em cinco dias, possa ser esse gatilho positivo", acrescentou.

Serão 32 equipes competindo no Catar, dos ex-campeões Brasil, Alemanha, Argentina, França e Espanha ao Japão, Senegal, Costa Rica e Arábia Saudita, com 64 partidas no total.

Acompanhe tudo sobre a Copa do Mundo no Flashscore